Andreia Leite
Na semana que antecede mais uma data de grande relevância para o varejo, os shoppings mantêm expectativa positiva e projetam aumento nas vendas. Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), as vendas deste ano devem ter um aumento de 4,5%, em comparação ao mesmo período de 2022, o incremento equivale a R$ 4,4 bilhões.
A estimativa é de que o valor médio a ser gasto seja de R $207,00, alta de R$ 3 em relação ao ano passado. A data também deve ser responsável por uma alta de 7,2% no volume de frequentadores dos shopping centers de todo o Brasil, na comparação com 2022.
Pesquisa de Intenção de Compras do Dia dos Pais divulgada pela CDL-Manaus, reforça essa tendência de movimentação no comércio com crescimento nas vendas de 3,10% em comparação com o ano passado. O estudo aponta que os shoppings serão a escolha de 45% dos consumidores manauaras que pretendem comprar os presentes.
O movimento é esperado por todo o segmento em diferentes capitais. No Amazonas, o fluxo de consumidores nos shoppings já é observado. “Na semana que antecede a data já observamos um movimento diferente dos dias normais. A nossa expectativa é um aumento entre 5% a 10% a mais que o ano passado”, projetou o membro da diretoria da Alasc ( Associação dos Lojistas do Amazonas Shopping), André Gesta. Ele acredita ainda que nestes últimos dias que antecedem o Dia dos Pais, o fluxo deva ser bem maior, considerando que muita gente deixa para ir às compras na última hora.
No ano passado, as vendas no Dia dos Pais cresceram 10,9% nos shopping centers de todo o Brasil, na comparação com o mesmo período de 2021, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), elaborado pela Abrasce.
A alta no balanço não ficou restrita ao ano passado e quando confrontado com o período pré-pandemia (2019), o resultado ficou 8,8% superior ao daquele ano.
O comércio nos shoppings movimentou R$ 4,2 bilhões, um montante R$ 400 milhões superior aos R$ 3,8 bilhões do ano passado. Com isto, o valor médio gasto pelos consumidores manteve-se estável, na comparação com o mesmo período de 2021, e ficou em R$ 193. Ainda assim, ele é 10% superior ao ticket da data em 2019 (R$ 176) e 101% maior que os R$ 96 registrados nas lojas de rua, em 2022.
Os resultados do segmento foram avaliados pelo presidente da entidade, Glauco Humai. “São resultados animadores que mostram consumidores retornando cada vez mais aos shoppings. Os investidores e empreendedores do setor devem começar a colher cada vez mais frutos e está se mostrando ainda mais promissor do que imaginávamos”, finaliza o executivo.
No clima
Os shoppings de Manaus estão no clima do Dia dos Pais e com uma infinidade de promoções e descontos.
Amazonas Shopping
O Amazonas Shopping, vai sortear um carro Peugeot 208 Style na campanha do Dia dos Pais. A cada R$ 300 em compras, os clientes têm direito a cupons para participar do sorteio. A promoção segue até 13 de agosto, Dia dos Pais.
Manauara Shopping
Com a campanha “Compre e Ganhe” o mall vai sortear brindes aos clientes que realizarem compras a partir de R$ 400. Os participantes ganharão um conjunto ‘Natura Essencial Old’. Os consumidores devem cadastrar as notas pelo site do shopping ou no balcão de atendimento do estabelecimento. Há limite de um brinde por CPF cadastrado. A campanha segue até o dia 13 ou enquanto durarem os estoques.
Shopping Ponta Negra
Com o título “Celebrar o paizão tem sabor especial”, o centro de compras vai sortear cinco churrasqueiras a gás da famosa marca Char-Broil, com quatro queimadores. A cada R$ 400 em compra, o cliente também ganhará um kit churrasqueiro. A cada R$ 400 em notas trocadas, o cliente ganha 01 kit churrasqueiro composto por um garfo e uma faca – com limite de um brinde por CPF – e participa do sorteio de cinco churrasqueiras. O sorteio ocorrerá pela loteria federal. É importante acessar o regulamento completo no site www.shoppingpontanegra.com.br
Sumaúma Park Shopping
O Sumaúma Park Shopping vai sortear 10 TVs de 55 polegadas. Para participar, a cada R$250,00 em compras você ganha um cupom, as trocas das notas fiscais realizadas pelo APP do Suma ou no próprio estabelecimento.