Para marcar os dez anos da campanha pelo título de Patrimônio da Humanidade de Diamantina (MG), o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em parceria com a Prefeitura e Instituto Estrada Real realizam nesta sexta-feira, o seminário “Rotas Culturais e Caminhos Históricos”.
O evento vai debater as formas de proteger o patrimônio cultural. Também está sendo preparada uma programação cultural que inclui seresta, trilha cultural e a tradicional Verperata. O título de Patrimônio Cultural da Humanidade foi conquistado pela cidade em dezembro de 1999.
No sábado, dia 18, a cidade mineira recebe duas obras restauradas pelo Programa Monumenta do Ministério da Cultura: a Praça Barão de Guaicuí e o Mercado Antigo. Realizadas em parceria com a prefeitura, elas custaram R$ 611,6 mil. O investimento do programa Monumenta no patrimônio histórico do município mineiro soma mais de R$ 2,6 milhões.
Com recursos do programa Monumenta também já foram restaurados os elementos artísticos integrados do Sobrado do Intendente, futuro Museu de Arte Sacra, e recuperada a Praça Monsenhor Neves.
Até o fimdo ano serão concluídas as obras da Cadeia Velha e dos elementos artísticos da Igreja de São Francisco de Assis, cujo restauro arquitetônico foi realizado pelo Iphan.
Diamantina comemora dez anos de campanha
Em: 16 de agosto de 2007
O evento vai debater as formas de proteger o patrimônio cultural. Também está sendo preparada uma programação cultural que inclui seresta, trilha cultural e a tradicional Verperata
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Shopping Manaus ViaNorte terá Santa Missa mensal a partir deste domingo
13 de setembro de 2026


Plínio Valério recebe apoio em caminhada e motociata em Alvarães
13 de setembro de 2026

Em Coari, Loren Lunière participa da ‘caminhada da esperança’ de Lula
13 de setembro de 2026

E-commerce avança 5,1% e varejo enfrenta mais um mês de queda, aponta ICVA
13 de setembro de 2026

Inflação cai 0,32% em agosto, menor taxa em quatro anos
13 de setembro de 2026

Crise institucional prejudica debate eleitoral, avaliam entidades
13 de setembro de 2026

Dino: inquérito aponta desvio de emendas em SP e menciona ligação com o PCC e Frias
13 de setembro de 2026