Dilma Rousseff garante prorrogação da ZFM e incentivos para a RMM

Em: 29 de setembro de 2011
Em visita a Manaus para lançamento do ‘Bolsa Verde’, presidenta diz que tem compromisso com a ZFM e garantiu resolver problema da falta de energia
https://www.jcam.com.br/ppart29092011.jpg
Em visita a Manaus para lançamento do 'Bolsa Verde', presidenta diz que tem compromisso com a ZFM e garantiu resolver problema da falta de energia

A presidenta Dilma Rousseff (PT) voltou a reafirmar sua intenção de prorrogar por mais 50 anos a ZFM (Zona Franca de Manaus), além de sinalizar a extensão dos benefícios do modelo para os municípios que compõem a RMM (Região Metropolitana de Manaus), como as lideranças políticas do Estado queriam. As afirmações foram feitas na manhã de ontem, 28, em coletiva de imprensa que antecedeu o lançamento do programa Bolsa Verde, projeto integrante de uma série de medidas governamentais que tem como objetivo a erradicação da miséria no país.
A presidenta destacou que projetos impulsionadores da economia do Estado são compromissos de honra de seu governo. “Vocês podem ter certeza que vou voltar aqui o mais cedo possível para assinar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que ampliará todos os benefícios da ZFM para a região metropolitana. Essas medidas que trazemos à Amazônia são únicas e têm garantido a possibilidade de levarmos desenvolvimento para os 20 milhões de habitantes daqui”, ressaltou.
Sobre a questão da logística e competitividade do Polo Industrial, Dilma disse que não encara a existência de poucas estradas como grande problema. Segundo a presidenta, as hidrovias são estradas naturais “maravilhosas”, e o uso delas deve ser incentivado.
“O governo incentiva porque é a forma mais barata, mais competitiva de transporte e menos poluente: o Amazonas hoje escoa uma parte expressiva da sua soja através da hidrovia do Madeira. Nós, inclusive, estamos reforçando todos os portos do país”, falou, assegurando que, apesar da simpatia pelo uso das hidrovias, a finalização da BR319 é um foco permanente, apesar de não ser viável se a mesma não obedecer aos critérios ambientais que determinam a preservação da floresta.
Dilma lembrou que os imbróglios referentes ao impacto ambiental da estrada estão sendo estudados por técnicos do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), assegurando que os estudos sobre viabilidade de construção do modelo de estrada Parque serão finalizados até o ano que vem.
“Esse é o modelo que temos que adotar para concretizar a BR 319, se não for assim não dá. De outra forma ela agredirá o meio ambiente e é nosso dever preservar a floresta. Ela por si só abre precedentes para a chegada da população ao longo da estrada. É notório que homens e mulheres são poluidores naturais”, ajuizou.
Outro gargalo lembrado pela petista foi o da distribuição de energia elétrica. Para a presidente, é inadmissível que a população amazonense ainda passe por problemas relacionados a apagão. Ela garantiu que está acompanhando pessoalmente o desenrolar da questão, e já determinou a injeção dos investimentos necessários para o fim do drama.
Dilma Rousseff (PT) finalizou confirmando sua presença na inauguração da ponte Rio Negro, dia 24 de outubro, quando Manaus completa 342 anos de fundação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar