Foi dado o ponta pé inicial para regulamentar o transporte de passageiros e cargas intermunicipal no estado do Amazonas. Uma nova proposta que ofereça segurança, prestação de serviço de qualidade, quem deverá fiscalizar, além do cumprimento de horários das embarcações, qual o número exato de passageiros para cada tipo de barco deverão constar na nova proposta que será encaminhada ao poder Executivo nos próximos dias. O assunto foi tratado, hoje à tarde, durante reunião ocorrida na ALE (Assembleia Legislativa do Amazonas), reunindo representantes de associações e sindicalistas ligados ao setor, a pedido do presidente da Coft (Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação) da ALE, deputado Adjuto Afonso (PP).
De acordo com Adjuto Afonso, este foi apenas o início das discussões, mas a intenção é aprovar a regulamentação da atividade até o final do ano. “Há um projeto sendo analisado na Casa Civil e estaremos sugerindo mudanças positivas em torno do mesmo. Recebi várias reclamações e tenho certeza que o governador tem interesse em regularizar essa atividade o mais rápido possível”, afirmou.
A presidente da Atrac (Associação dos Armadores do Transporte Aquaviário de Passageiros e Cargas do Amazonas), Alessandra Pontes, disse que a falta de regulamentação abre a possibilidade para qualquer embarcação fazer transporte de passageiros, gerando superlotação e insegurança aos usuários. Ela disse que isso acaba ocasionando uma concorrência desleal entre as empresas sérias.
“Temos empresas que operam os 365 dias no ano e que oferecem qualidade nos serviços e segurança aos usuários, mas devido a falta de regulamentação da atividade acaba deixando-os reféns, perdendo para a concorrência predatória de donos de embarcações que se aproveitam do momento para transportar passageiros e cargas sem nenhuma segurança”, reclamou.
O diretor regional da Antac (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Aglair Cruz de Carvalho, disse que o Pará é o único estado da Região Norte que possui o transporte de passageiros e cargas regulamentado. Ele afirmou que a agência vai prestar apoio e dar ‘know-how’ necessário para que o transporte fluvial no Amazonas atenda as exigências e se torne referência no setor.
Além da Atrac, participaram ainda da reunião o deputado Francisco Souza (PSC) e representantes da Arsam (Agência Reguladores de Serviços Públicos do Estado do Amazonas), SNPH (Sociedade, Navegação, Portos e Hidrovias), Sindarma (Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado do Amazonas) e Sindicatos dos Aquaviários.
Discussão define transporte intermunicipal de passageiros e cargas no Amazonas
Em: 10 de maio de 2010
Foi dado o ponta pé inicial para regulamentar o transporte de passageiros e cargas intermunicipal no estado do Amazonas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026