Oportunidades surgem quando menos esperamos. Andréia Freitas é costureira e entre as inúmeras encomendas que recebe, sempre aparecem roupas infantis para ela fazer. Um dia uma cliente pediu que ela fizesse roupas novas para as bonecas de sua filha. De uma roupa de boneca para uma roupa infantil, a distância é pouca. Andréia atendeu ao pedido. Foi quando lhe acendeu a luz da ideia.
“Perguntei para as outras clientes se elas não tinham bonecas com roupas velhas, para eu fazer as novas. E fui mais adiante. Passei a comprar as bonecas delas e restaurá-las completamente, as roupas, o corpo de pano, além de higienizá-las deixando-as praticamente novas para depois revender”, afirmou Andréia.
Surgiu assim, em 2018, a Ilha dos Brinquedos. O negócio foi tão bom que Andréia chegou a montar uma lojinha, cujo percurso foi interrompido pela pandemia. Agora ela está de volta, e com novo nome: Doutora Brinquedos, dado pelas próprias crianças.
Doutora Brinquedos é uma personagem de animação, menina afro-americana, que cura brinquedos e bonecos. Criada por Chris Nee, uma série para a TV com a menina foi produzida de 2012 a 2020.
Foi a partir desse período que Andreia iniciou a retomada de seus negócios participando das várias feiras de economia criativa, e bazares, que acontecem por toda Manaus.
“Para aprimorar ainda mais o meu trabalho, fiz pesquisas na internet mais na parte de limpeza e higienização. Das roupas e dos corpos de pano eu entendo, mas quanto à limpeza e higienização, é preciso usar os produtos corretos para não danificar o brinquedo, geralmente sujo ou pintado, pela criança, com alguma caneta ou pincel atômico”, explicou.
Também os eletrônicos
Para reforçar que o segmento de conserto de brinquedos é bem atrativo, sem que Andréia esperasse, seu filho Wendel se interessou pelo negócio e passou a consertar os brinquedos eletrônicos, que começaram a surgir.
“Isso é muito interessante porque quando o Wendel era bem pequeno, com uns seis, sete anos, costumava desmontar os brinquedos que eu e o Agilson, o pai dele, dávamos para ele. E eu brigava com o moleque, só que ele conseguia remontá-los de outra maneira. Hoje, com 30 anos, o Wendel me ajuda nos consertos dos eletrônicos, carrinhos, bonecos, e já está pensando até em, futuramente, só trabalhar com isso”, avisou.
Wendel se dedica tanto ao conserto dos brinquedos que consegue até fazer pequenas peças de metal em substituição a outras que não tem mais jeito.
Andréia avisa que, permanentemente, compra brinquedos para revender. Basta procurá-la. Agora, além das bonecas, aceita também os eletrônicos.
“Chegam tantos eletrônicos que o Wendel não tem tempo para consertar. Ele só trabalha neles nos finais de semana, então me ensinou alguns consertos básicos como limpar o plug das pilhas e até mesmo soldar peças soltas. Com isso, muitos serviços que ficavam esperando por ele, eu mesmo resolvo, ou já adianto”, informou.
À medida que o trabalho de Andréia e Wendel vai ficando mais conhecido, personagens e histórias curiosas vão surgindo.
“Uma vez uma candidata a um cargo político foi lá em casa pedir votos. Quando soube que eu consertava brinquedos, disse que me traria os brinquedos que seu filho não queria mais. Nem acreditei. Qual não foi minha surpresa quando ela voltou, dias depois, trazendo caixas imensas cheias de brinquedo. E me deu tudo”, lembrou.
Verdadeiras preciosidades
“Um dia apareceu um médico perguntando se eu queria os brinquedos Lego dele, que guardava desde quando era criança. Disse que sim e ele trouxe uma caixa imensa com os Lego todos desmontados. Fazia anos que estavam na caixa. Pois o Wendel, com uma paciência que só ele mesmo tem, montou os brinquedos, pecinha por pecinha, e logo foram vendidos”, contou.
Vez por outra caem nas mãos de Andréia e Wendel, verdadeiras preciosidades de décadas passadas, como bonecos do Hulk e bonecas Barbie, dos anos de 1980 e 1990, muitos deles encontrados à venda na internet por pequenas fortunas, e nem tanto assim após saídos do ‘consultório’ da Doutora Brinquedos.
Agora que voltou a trabalhar normalmente, Andréia sonha em montar uma oficina, num espaço maior, que agregue a lojinha e seu local de trabalho. Enquanto Wendel pretende montar oficinas, com crianças e jovens, para ensinar o que sabe. Por enquanto a Doutora pode ser encontrada nas feiras de economia criativa e bazares, além do Instagram @andreia dra brinquedos. A feira mais recente, na qual ela marcou presença, foi a Expomulher, ocorrida no Palacete Provincial, na semana passada.
“Eu mostrei o que eu fazia e a organização me aceitou, de imediato, e realmente as vendas foram muito boas”, comemorou.
“Agora já sabem, quando quiserem dar um brinquedo com um preço bem mais acessível do que nas lojas, basta me procurar. Não tem quem diga que não são novos. Depois de passarem pelas minhas mãos e do meu filho, eles voltam a alegrar as crianças”, concluiu.
Informações: 9 9424-7697.
Por Evaldo Ferreira: @evaldo.am