EDUARDO CUCOLO (FOLHAPRESS)
Um grupo de mais de 70 economistas, empresários e especialistas em tributação assinam um manifesto pela aprovação da Reforma Tributária, que deve começar a ser votada no Senado nesta terça-feira (7). Defendem, no entanto, que o texto não sofra mais alterações para acomodar demandas por tratamento diferenciado.
De acordo com os signatários, o relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) que será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça mantém os principais pilares da reforma, mas promove uma ampliação da já elevada quantidade de regimes específicos e favorecidos aprovada pela Câmara, “distanciando a Reforma Tributária dos melhores modelos praticados no mundo”.
“Reconhecemos que concessões são necessárias para viabilizar politicamente a aprovação da reforma, mas advertimos que, sob a perspectiva técnica, o limite razoável já foi atingido ou mesmo superado”, afirmam.
O grupo reúne ex-presidentes do Banco Central, ex-ministros de Estado, ex-secretários do Tesouro, ex-governadores e secretários estaduais, professores e pesquisadores que passaram por instituições como o Ipea, Banco Mundial, FMI e BNDES. Entre eles estão os colunistas da Folha de S.Paulo Celso Rocha de Barros e Samuel Pessôa.
Apesar desses problemas, a avaliação é que a tramitação da reforma chegou a um momento decisivo e não se pode perder a oportunidade de aprová-la em definitivo ainda neste ano. Após a votação na Comissão o texto precisa ser aprovado pelo plenário do Senado, para depois passar por nova análise na Câmara dos Deputados.
“Os senadores e senadoras têm a responsabilidade de zelar por um modelo capaz de aumentar a produtividade e o crescimento do país, além de reduzir nossas desigualdades sociais e regionais”, diz o manifesto.
Veja a lista de signatários:
Affonso Celso Pastore – Economista e ex-presidente do Banco Central.
Alexandre Schwartsman – Economista e ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil.
Ana Luiza Neves de Holanda Barbosa – Economista na Ipea.
Andrea Calabi – Ex-secretário do Ministério de Planejamento e Orçamento. Também foi Secretário do Tesouro Nacional, Presidente do IPEA, Presidente do Banco do Brasil e do BNDES, Secretário do Planejamento e Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo.
ngelo de Angelis – auditor Fiscal e mestre em economia pela Unicamp com a dissertação “‘O IVA e o ICMS no Estado de São Paulo – 1988 a 2013 – 25 anos”.
Aod Cunha – Economista, ex secretário da fazenda, professor do curso de pós graduação em finanças da PUC/RS.
Armínio Fraga – Economista, ex-presidente do Banco Central do Brasil.
Bento Antunes de Andrade Maia – Economista e pesquisador do CCIF. Possui doutorado na UNICAMP, mestrado na UFRJ.
Breno Ferreira Martins Vasconcelos – Advogado. Pesquisador do Núcleo de Estudos Fiscais da FGV-SP e do Núcleo de Pesquisas em Tributação do Insper.
Bruno Carazza – Professor e analista político e econômico.
Carlos Eduardo Navarro – Advogado e mestre em Direito. Professor de Direito Tributário da FGV Direito SP e IBDT. Pesquisador do NEF/FGV. Ex-juiz do TIT/SP.
Celso Lafer – Ex-ministro das Relações Exteriores e Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Celso Rocha de Barros – Doutor em sociologia pela Universidade de Oxford e colunista da Folha de S.Paulo.
Ciro Biderman – Diretor do FGV Cidades.
Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt – Ex-Secretária da Economia de Goiás (fazenda, planejamento e orçamento) e Vice-Presidente do Comsefaz (Conselho dos Secretários de Fazenda) em 2023.
Dante Alario Junior – Empresário Cofundador da Biolab Sanus Farmacêutica.
Edmar Bacha – Economista. Parte da equipe econômica que projetou e implementou o Plano Real, foi presidente do BNDES e é sócio-fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Graças (IEPE/CdG).
Edson Domingues – Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Coordenador do Núcleo de Estudos em Economia Ambiental e Aplicada (NEMEA).
Eduardo Fleury – advogado e economista, consultor do Banco Mundial (World Bank Group).
Eduardo Souza-Rodrigues – professor associado de Economia da Universidade de Toronto.
Ernesto Lozardo – Professor de economia da EAESP-FGV e ex-presidente do IPEA.
Eurico de Santi – Professor e coordenador do NEF da FGV Direito SP e Diretor do CCiF.
Fabio Barbosa – Administrador e Executivo.
Fabio Giambiagi – Economista, com graduação e mestrado pela UFRJ. Funcionário do BNDES desde 1984. Ex-membro do staff do BID e ex-assessor do Ministério de Planejamento. Foi Superintendente de Planejamento do BNDES.
Fersen Lambranho – Engenheiro, Chairman da GP Investments.
Francisco Graziano – Empresário, membro do Conselho da MOVER.
Germano Rigotto – Ex-Governador do Rio Grande do Sul e Presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários.
Guido Mantega – Ex-Ministro do Planejamento, ex-Presidente do BNDES, e ex-ministro da Fazenda e pesquisador da FGV-SP.
Guilherme Passos – CIO da Anima Investimentos.
Gustavo Loyola – ex-presidente do Banco Central do Brasil.
Helcio Tokeshi – Ex-Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo.
Heleno Torres – Professor Titular de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, doutor em direito pela PUC-SP, advogado.
Henrique Meirelles – Ex-Ministro da Fazenda, ex-Presidente do Banco Central e ex-Secretário de Fazenda do Estado de São Paulo.
Horácio Lafer Piva – Empresário.
Isaías Coelho – Pesquisador do Núcleo de Estudos Fiscais da FGV Direito SP.
Jerson Kelman – Professor aposentado na UFRJ.
João Amoêdo – Engenheiro e administrador.