O estado crítico em que se encontram as ruas do Distrito Industrial mostra que os gestores públicos só vêem os problemas quando eles já são incontornáveis. No momento em que o Pólo Industrial de Manaus exibe todo seu vigor, com crescimento muito acima da média nacional, suas ruas não oferecem a menor condição de tráfego. Com isso, cada caminhão que precisa transportar alguma carga tem seus custos operacionais aumentados e sua eficiência diminuída, comprometendo assim a competitividade dos produtos do PIM.
A Suframa repassou R$ 25 milhões ao Cieam (Centro das Indústrias do Estado do Amazonas) no final do ano passado, através de convênio, para a recuperação do sistema viário, que está um caos. Estamos entrando na segunda quinzena de abril e o problema permanece, com um agravante: os poucos trechos recuperados foram novamente destruídos pelas rigorosas chuvas. Aliás, o inverno tem sido a desculpa utilizada pelo Cieam para ainda não ter executado a tarefa.
Esta dificuldade em realizar a recuperação das vias compromete a eficiência da entidade em gerir o restante de recursos projetados pela Suframa, de mais R$ 41,8 milhões para a revitalização total do sistema viário do Distrito Industrial. A falha não é apenas essa. Ela está também no fato de terem deixado as ruas chegarem a este estado crítico, com verdadeiras crateras, que transformam uma viagem pelas ruas do Distrito em aventura de rali.
Boas vias de transporte fazem parte de qualquer infra-estrutura de país competitivo, o que parece não ser percebido por quem deveria zelar por essas vias. A Alemanha foi derrotada na Segunda Guerra Mundial, mas com ela o mundo aprendeu que estrutura rodoviária de boa qualidade é excelente para logística de guerra. Em tempos de paz é melhor ainda. A administração eficiente cuida de seu sistema viário todos os dias, consertando os buracos quando estes estão pequenos, ao invés de recuperar toda a via quando ela está intransponível, de tempos em tempos, e a custos maiores.
Editorial – Buracos das ruas comprometem eficiência do PIM
Em: 14 de abril de 2008
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026