Evento oficial em reduto petista, com a presença do presidente Lula e ministros, foi tomado pelo clima da disputa eleitoral. Em discurso pela inauguração de um instituto federal de ensino, em Suzano (SP), na manhã de ontem, o presidente criticou as gestões do PSDB no comando do Estado de São Paulo e a de Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor.
“A elite paulista que governou nunca se preocupou em colocar os pobres na universidade. Eles achavam que só eles tinham direito”, criticou o presidente. A qualidade da educação pública estadual é alvo de críticas constantes por parte do candidato petista ao Palácio dos Bandeirantes, senador Aloizio Mercadante. Ele costuma dizer que o PSDB, partido de seu maior adversário, Geraldo Alckmin, “privatizou” o sistema educacional.
Sem citar a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, o presidente também destinou parte do discurso às mulheres. “As mulheres não podem mais ser tratadas como sexo frágil. Elas querem ocupar as mesmas vagas e os mesmos cargos”, afirmou.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, fez comparações entre os investimentos na área durante o governo Lula, e nos anteriores. Ele citou números que estão sendo exibidos no programa eleitoral de Dilma.
“Durante 100 anos, foram construídas 140 unidades como esta em todo o país. O presidente Lula, sozinho, está entregando novas 214 unidades”, afirmou. Os números ressaltados pelo ministro foram ao ar no programa da petista, com direito a ilustração.
Ao final de sua fala, Haddad fez um “desafio”: “Quem investiu mais em educação? Foi o presidente Lula ou qualquer doutor que passou por lá antes?”, provocou.
O prefeito de Suzano, Marcelo Candido (PT), citou em discurso plataformas eleitorais de Dilma, como o Bolsa Família, o programa Minha Casa Minha Vida e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Ele também não poupou o governo estadual de críticas.
Em evento oficial, Lula critica PSDB
Em: 13 de setembro de 2010
Evento oficial em reduto petista, com a presença do presidente Lula e ministros, foi tomado pelo clima da disputa eleitoral
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026