Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que, em setembro de 2009, foram criados 4.587 empregos celetistas -sob as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)- no Amazonas. A diferença equivale a uma expansão de 1,32% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Em termos absolutos, esse foi o melhor desempenho do mês de setembro em toda a série histórica do Caged. Tal resultado decorreu do crescimento do emprego principalmente nos setores de Serviços (+2.100 postos) e da Indústria de Transformação (+2.066 postos).
Entre os municípios do Amazonas com mais de 30 mil habitantes, Manaus criou 4.733 empregos, equivalentes à expansão de 1,46% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. No interior, Itacoatiara (+39 postos), Manacapuru (+19 postos), Iranduba (+9 postos) e Tabatinga (+1 posto) apresentaram saldos positivos. Já Coari (-1 posto), Parintins (-1 posto), Maués (-1 posto), Manicoré (-1 posto) e Humaitá (-15 postos) apresentaram saldos negativos. Na avaliação do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas, Dermilson Chagas, seria necessário intensificar as políticas de geração de emprego e renda nos municípios do interior do Estado para alcançar resultados mais robustos. “É preciso incentivos para o setor primário e para a produção local”, salientou o superintendente.
Os dados do Caged referentes a setembro foram divulgados ontem, pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (confira a página C1). Em todo o Brasil, foram gerados 252.617 empregos celetistas, equivalentes a uma expansão de 0,77% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Foi o melhor resultado mensal para o ano e o segundo maior de toda a série histórica do Caged para o período.
Emprego cresce 1,32% no Amazonas
Em: 15 de outubro de 2009
Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que, em setembro de 2009, foram criados 4.587 empregos celetistas -sob as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)- no Amazonas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026