PIS, Cofins, ISS, CSLL, CPMF, e lá se vão 16% do faturamento. Mal o mês termina já começa o pagamento dos impostos e o recolhimento das inúmeras taxas cobradas para uma empresa funcionar no país.
Em 2006, 746.035 contribuintes caíram na malha fina do governo que vem fechando o cerco e aperfeiçoando as formas de cruzamento de informações. Desse número 370 mil foram selecionados por conta de omissão de rendimentos.
Outros 78,3 mil contribuintes caíram por falta de apresentação da declaração com os valores retidos no decorrer do ano e 38,9 mil apresentaram divergências entre os valores fornecidos pela empresa e o declarado no fisco. “Basta um pequeno erro de digitação para se criar um grande problema”, alerta Reinaldo Mendes, diretor da Easy-Way do Brasil, empresa especializada em softwares tributários. “Nos últimos anos a Receita vem aperfeiçoando as formas de cruzamentos de dados para conseguir localizar falhas e tentativas de sonegação”, analisou.
Algumas empresas estão optando por terceirizar seu departamento contábil, outras estão contratando empresas especializadas em apuração de impostos.
Empresas brasileiras fogem da malha fina
Em: 28 de agosto de 2007
Outros 78,3 mil contribuintes caíram por falta de apresentação da declaração com os valores retidos no decorrer do ano e 38,9 mil apresentaram divergências entre os valores fornecidos pela empresa
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026