24 de novembro de 2024

Ensino remoto de Educação Fiscal é tema de live nesta quarta

Ensino remoto de Educação Fiscal é tema de live nesta quarta

A auditora fiscal e coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal da Santa Maria (RS), Rosaura Vargas, será a convidada do Circuito de Lives da Educação Fiscal Goiás, nesta quarta-feira, 14 de outubro, às 20h de Brasília. O tema será: “Educação Fiscal em tempos de ensino remoto”. 

A palestrante vai compartilhar experiências recentes e locais de inserção de conteúdos de Educação Fiscal para estudantes do Ensino Básico, em época de aulas remotas. Após ter convidado representantes do Ceará e do Distrito Federal em setembro, o coordenador da Educação Fiscal na Secretaria da Economia, José Humberto Corrêa de Miranda, optou por realizar mais uma live que contextualiza experiências não goianas de cidadania Fiscal, com o objetivo de expandir o público do Circuito de Lives e trabalhar numa abordagem nacionalmente integrada do Programa de Educação Fiscal.  

Participantes podem ingressar na reunião virtual a partir das 19h30, pelo link: https:/us02web.zoom.us/j/89994361446. O evento também será transmitido pelo canal do Instagram do Programa Nacional de Educação Fiscal: https://www.instagram.com/gt66educacaofiscal// 

Encat elege novo coordenador 

O Auditor Fiscal da Sefaz/AM Luiz Dias de Alencar Neto (Secretário Especial da Receita de Alagoas) foi eleito Coordenador Geral do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais – Encat. 

Ele terá a missão de substituir Eudaldo Almeida, auditor fiscal da Bahia, um dos mais brilhantes representantes do Fisco brasileiro. 

Confira a nova composição: 

. Luiz Dias de Alencar Neto – Coordenador Geral do Encat-Confaz. 

. Ricardo Neves Pereira – Auditor Fiscal de Tributos da Sefaz RS e Subsecretário da Receita – Coordenador Adjunto. 

. Luiz Gonzaga Campos de Souza – Ló – Auditor Fiscal de Tributos da Sefaz/AM e Assessor do Secretário de Fazenda – Secretário Geral. 

Receita alerta para malha fina 

No Amazonas, 11.464 declarações foram retidas em malha, sendo 8.592 com imposto a restituir, 2.502com imposto a pagar e 370 com saldo zero.De março a setembro de 2020, o Amazonas recebeu 380.406 declarações do IRPF. 

Orientações importantes 

Quem apresentou Declaração do IRPF 2020 e tem expectativa de receber restituição, deve consultar o Extrato do Processamento da DIRPF, em Meu Imposto de Renda. Lá é possível saber se está tudo correto com a Declaração apresentada, ou se há alguma pendência, como por exemplo, se a Declaração foi retida na malha fina. 

Havendo pendências, há três alternativas: 

a) Corrigir a Declaração apresentada, sem qualquer multa ou penalidade, por meio de Declaração retificadora, se houver erros no que foi declarado à Receita Federal. Essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado; 

b) Aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no Extrato; 

c) Apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato. Para apresentar os documentos, é necessário verificar atentamente as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF e formalizar um DDA – Dossiê Digital de Atendimento para a Malha Fiscal.  

Campanha “Voto Consciente”  

A Arquidiocese de Manaus, o Comitê Amazonense de Combate à Corrupção e Caixa Dois Eleitoral e a Fundação Rádio Rio Mar vão lançaram a campanha “Voto Consciente”, para orientar a população a escolher os candidatos na eleição 2020. 

Serão realizados debates virtuais e distribuição de folders que ajudarão os eleitores a conheceram as funções do prefeito e dos vereadores, a analisarem os candidatos quanto a sua postura, suas propostas, seu histórico na política, dentre outros pontos, e a entenderem a importância do voto e os benefícios e consequências da escolha. 

Canais para denúncias: (92) 99100-6344 e [email protected]  

Confira a lista de Cursos da Samsung Ocean de 16 a 23.10 

16/10 (14h) – Linguagem Python: conhecendo a linguagem  

19/10
13h – Android: Push Notification com Firebase
16h – Curso: Desenvolvimento de Aplicação de Voz no Bixby Studio   

20/10
13h – Introdução ao Frontend Web com React
16h – Palestra: Assistente Virtual de Voz em Bixby – Trazendo Inteligência à Interface
19h – Introdução ao Deep Learning com Python e Keras Parte 1  

21/10
13h – Laboratório de Frontend Web com React
16h – Curso: Desenvolvimento de Aplicação de Voz no Bixby Studio
19h – Introdução ao Deep Learning com Python e Keras   

22/10
13h – Introdução ao Backend com NodeJs e Express
16h – Curso de Manipulação e Análise de Dados com Pandas e Python
19h – Introdução ao Deep Learning com Python e Keras Parte 2  

23/10 (14h) – Linguagem Python: avançando na linguagem  

As inscrições podem ser feitas pelo site www.oceanbrasil.com ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

    

Augusto Bernardo

é auditor fiscal de tributos estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas e educador. Foi um dos fundadores do Programa Nacional de Educação Tributária (atualmente nomeado de Educação Fiscal).

Veja também

Pesquisar