Plantas, animais e peixes da Amazônia podem estar correndo risco de extinção sem que a causa do problema esteja diretamente ligada à destruição do seu ecossistema. “Muitas espécies estão ameaçadas pela diminuição de sua variabilidade genética, por viverem isoladas em bolsões”, alertou a bióloga Vera Maria Almeida Val, pesquisadora do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
“É a chamada erosão genética, tão perigosa quanto a destruição de um ecossistema, mas mais lenta”, disse a pesquisadora que falará sobre esse assunto durante a Reunião Regional da SBPC em Tabatinga – evento que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência promove de 17 a 20 de março em Tabatinga (Amazonas).
Segunda a pesquisadora, uma estrada que corta uma floresta ou um lago que se forma separado do fluxo de um rio podem parecer inofensivos para a sobrevivência das espécies desses ecossistemas, mas não são. “Quando se criam ‘bolsões’ em ecossistemas há um aumento de consanguinidade entre as espécies, o que diminuí sua capacidade de adaptação e eleva o risco de extinção”, explicou. “Qualquer fator que bloqueie o fluxo gênico de uma espécie pode levar à erosão genética”.
Especialista em ecofisiologia de peixes, a pesquisadora contou que o Inpa e outras instituições de ensino superior da Amazônia vêm realizando diversas pesquisas com peixes comerciais da Amazônia para avaliar a erosão genética em algumas espécies. Algumas delas, como o Tambaqui e o Pirarucu, podem não ser tão afetadas, por pertencerem a uma população com o mesmo fluxo gênico. Outras, como o Tucunaré, que apresentam menor variabilidade genética, são mais suscetíveis. “Já há evidências de que a população do Tucunaré está diminuindo, e tudo indica que a causa está relacionada à erosão genética”, ressaltou.
A palestra “Erosão genética na Amazônia: causas e consequências”, a ser proferida pela bióloga Vera Maria Almeida Val, será realizada no dia 19 de março, às 10 horas e 30 minutos.
Mais informações e inscrições no site: http://www.sbpcnet.org.br/tabatinga/.
Erosão genética prejudica espécies da Amazônia
Em: 8 de setembro de 2015
Plantas, animais e peixes da Amazônia podem estar correndo risco de extinção sem que a causa do problema esteja diretamente ligada à destruição do seu ecossistema
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026