Práticas desportivas, inclusão social e auxílio pedagógico são atuações presentes na programação das Forças Armadas, no Amazonas. Como resultado, pelo menos dez atletas com idade entre sete e 17 anos, compõem o ranking de medalhistas a nível nacional por meio do Profesp (Programa Forças no Esporte), viabilizado pelos Ministérios da Defesa, do Esporte, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Estado ainda conta com militares que dedicam parte do seu tempo às competições estaduais, nacionais e mundiais, com relevantes expressões nas modalidades remo, jiu-jitsu e karatê.
O coordenador do Profesp do CMA (Comando Militar da Amazônia), coronel Brito, conta que as modalidades desenvolvidas com maior expressão no Amazonas são o remo (canoagem), o jiu-jitsu e o karatê. O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com órgãos federais com o objetivo de promover a integração social e o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva.
Em Manaus, o Profesp reúne oito núcleos cada grupo composto por cem alunos em idade escolar e que residem em áreas consideradas de risco. Ele explica que a busca pelos alunos que integram a rede pública de ensino é feita pelos militares. O exército entra em contato com a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) e solicita os colégios onde existem maior necessidade de inclusão social. A escolha dos alunos é feita pela direção da escola.
Uma das exigências feitas pelo Ministério do Esporte, responsável pelo fornecimento do material esportivo e pelo pagamento de professores e estagiários, é que os atletas mirins pratiquem três modalidades esportivas coletivas e uma individual com o intuito de fornecer amplitude à prática desportiva. Os jovens participam das atividades de duas a quatro vezes por semana e ainda recebem alimentação, reforço escolar e outras atividades complementares.
“O projeto visa a inclusão social a partir do esporte e do desenvolvimento das habilidades de cada criança ou adolescente. A pedagogia é trabalhada no processo de ensino aprendizagem e a prática esportiva segue uma metodologia. Tudo isso é feito na área interna do quartel”, explica o coordenador.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é responsável pela alimentação fornecida.
Esporte na Marinha três vezes por semana
Além do TFM (Treinamento Físico Militar) que é realizado pelo menos três vezes por semana, onde a corporação do Comando do 9º Distrito Naval participa de atividades como corrida, natação, futebol de salão e treinamento funcional, os militares também têm a oportunidade de fazer parte das Olimpíadas do Comando do 9º Distrito Naval. A competição acontece entre as organizações militares, entre os meses de maio e outubro. As modalidades desenvolvidas são futebol de salão, futebol society, natação, vôlei de areia, tênis de mesa, cabo de guerra, lançamento de retinida e corrida.
O Batalhão de Operações Ribeirinhas, organização militar subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, também integra o Profesp. No Batalhão, o projeto é realizado, desde 2013, com o propósito de democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social de crianças e adolescentes. Atualmente, cem crianças da Escola Estadual Almirante Ernesto Mello Baptista, localizada no bairro Vila Buriti, zona Sul participam de aulas nas modalidades de futebol, vôlei, natação e jiu-jitsu. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, na Ares (Área Recreativa Esportiva e Social) Cisne Branco, de forma gratuita para as crianças e adolescentes envolvidas. O projeto conta com o apoio das Voluntárias Cisne Branco Seccional Manaus e da Sejel (Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer).
Força aérea tem representatividade mundial
Um dos exemplos de atletas atuantes na aeronáutica, no Amazonas, é o tenente Brito, 29, que é oficial aviador. Ele conta que durante a infância e adolescência teve contato com a prática esportiva e quando completou 16 anos prestou um concurso à Força Aérea, onde foi aprovado. Ao ingressar na academia militar começou a treinar tiro e esgrima. Em seguida, começou a praticar pentatlo aeronáutico (tiro, esgrima, natação, corrida de orientação e pista de obstáculo).
O tenente já participou de cinco campeonatos mundiais, onde obteve três medalhas.
“A prática do esporte traz benefícios, uma boa qualidade de vida. A pessoa saudável tem condições de oferecer maior rendimento no ambiente de trabalho. No caso da Força Aérea acho importante praticarmos teste físico duas vezes ao ano para averiguar o estado de saúde. Também praticamos educação física duas vezes por semana sempre com um auxílio de um profissional”, avalia.
A última edição dos jogos mundiais militares ocorreu em 2015 na Coreia do Sul. O evento reuniu quase oito mil atletas de diversas modalidades. Brito participou das competições onde foi classificado como quarto colocado em individual geral, segundo lugar individual em modalidade tiro e campeão mundial por equipe.






