Representantes das seis redes de serviços tecnológicos do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) estarão reunidos em Manaus, nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), avenida governador Danilo de Matos Areosa, 381 – Distrito Industrial. A abertura será às 8h30, desta terça-feira. O evento, denominado “Mostra de Redes Sibratec no Amazonas”, tem como objetivo divulgar as atividades das redes, que são estruturadas para oferecer serviços com foco no aumento da competitividade das empresas brasileiras.
A Fucapi coordena duas redes Sibratec. “No total, são 253 laboratórios de 53 instituições em todo o Brasil”, explica o coordenador do evento, José Zanirato Maia, assessor do Centro de Serviços Tecnológicos (CGST) da Fucapi. O Sibratec apoia atividades de P&D voltadas para a inovação em produtos e processos, em consonância com as prioridades das políticas industrial, tecnológica e de comércio exterior.
Dois projetos já estão configurados nessa parceria entre as instituições tecnológicas, ambos ligados à atividade industrial. Um projeto visa a estruturação de uma rede para buscar soluções para o tratamento e destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos, junto às empresas do Polo Industrial de Manaus e outro, de avaliação da segurança de matérias-primas plásticas utilizadas na fabricação de produtos eletroeletrônicos, tais como: gabinetes de computadores, televisores e carenagens de aparelhos celulares.
Os laboratórios participantes das redes do Sibratec realizam uma série de serviços de ensaios nas áreas de: alimentos; produtos para saúde; saneamento e abastecimento d´água; produtos de manufatura mecânica; biotecnologia; sangue e hemoderivados; radioproteção e dosimetria; produtos e dispositivos eletrônicos; tecnologias aplicáveis às novas mídias de TV Digital, comunicação sem fio e internet; componentes e produtos da área de defesa e segurança.
A lista prossegue com os biocombustíveis; insumos farmacêuticos; medicamentos e cosméticos; produtos de setores tradicionais: têxtil, couro e calçados, madeiras e móveis; instalações prediais e iluminação pública; monitoramento ambiental; transformados plásticos; gravimetria, orientação magnética, campo magnético e compatibilidade eletromagnética; equipamentos de proteção individual; geração, transmissão e distribuição de energia; resíduos e contaminantes em alimentos.
A participação é gratuita. A Mostra tem o patrocínio das empresas Tektronix, Agilent, Mitutoyo e Flir, com apoio da Finep, MCTI e governo federal. A programação completa está disponível em WWW.fucapi.br
Evento na Fucapi debate redes Sibratec
Em: 6 de novembro de 2012
O sistema apoia atividades voltadas para a inovação em produtos e processos ligados à atividade tecnológica

Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
17 de abril de 2025

Brasil terá segunda maior safra de cana, segundo estimativa da Conab
17 de abril de 2025


Digitalização da saúde transforma atendimento em hospitais do Amazonas
17 de abril de 2025


Mercado de energia solar cresce 528% no Amazonas
17 de abril de 2025

Governo federal lança ‘RG animal’ gratuito para cães e gatos; entenda programas
17 de abril de 2025