O governo do Estado vai realizar de 13 a 21 do próximo mês, a maior festa do setor primário: a Exposição Agropecuária e a Feira de Agronegócios do Amazonas, evento que reúne em um só local tudo de melhor que os municípios estão produzindo nas atividades agrícola, pecuária, pesqueira e produtos florestais madeireiros e não-madeireiros.
“A feira, a maior do Amazonas, é a vitrine do setor primário”, definiu o engenheiro florestal Valdelino Cavalcante, presidente da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), órgão responsável pela infra-estrutura do Parque de Exposição Angelino Beviláqua, no km 10 da rodovia AM-010, local do evento.
Segundo Valdelino, além da exposição de mais de 2.000 animais com alto padrão de genética, shows, rodeios, a 34ª edição da Expoagro vai trazer novidades com a inclusão na programação da 1ª Semana de Produtos Orgânicos, ministrada pela Superintendência Federal da Agricultura em parceria com o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável).
O evento, paralelo à Expoagro, visa a identificação de produtos e projetos desenvolvidos por produtores amazonenses com potencial para receber a certificação de produtos orgânicos, fornecida pelo governo federal.
Para alcançar esse objetivo, o evento vai incluir um ciclo de palestras voltado para os produtores rurais, ministrado por profissionais do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), capacitados no tema.
De acordo com o presidente da ADS, vários produtos que integram o programa Zona Franca Verde têm condições de receber a certificação, entre eles o pirarucu de Mamirauá, o cacau de Urucurituba, o açaí dos municípios produtores, e outros.
Além da ADS, que cuida da estrutura do parque e organização do evento, a Expoagro é resultado de uma conjunção de esforços das secretarias de Estado da Produção Rural (Sepror) e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Afeam (Agência de Fomento do Amazonas) e outros órgãos colaboradores como a Seinf (Secretaria de Infra-Estrutura do Estado), que faz o trabalho de recuperação do sistema viário e do estacionamento do complexo.
Paralela à 34ª Expoagro acontece a 5ª Feira de Agronegócios Sustentáveis representados por produtos da agricultura amazonense incentivados pelo Programa Zona Franca Verde.
A feira traz diretamente do interior do Estado uma oportunidade de negócios para os comerciantes de Manaus, apresentada pelas principais associações e cooperativas de produtores rurais, que podem passar a ser grandes fornecedores para os mercados e supermercados da capital.
O presidente da ADS garantiu que a feira é um dos principais eventos de agronegócios do Norte do país. Todos os anos são recebidas cerca de 400 mil pessoas que, nesta edição, deverão circular pelos mais de 220 estandes e vão poder conhecer e comprar aproximadamente 2.100 animais de padrão genético que estarão em exposição.
Em 2006, o volume total de negociações ultrapassou R$ 15 milhões. Na área de 500 mil metros quadrados ocupada pela feira, o público terá acesso a uma moderna praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes, parque de diversões, unidades demonstrativas de agricultura familiar, máquinas, equipamentos agrícolas e diversos outros serviços e produtos. Quem comparecer à festa também poderá assistir a rodeios e atrações musicais nacionais e locais.
“As exposições agropecuárias não devem ser encaradas apenas como festividades, mas sim como um grande paiol de negócios”, destacou o secretário estadual de Produção Rural, Eron Bezerra.
Evento traz inovação este ano com semana de produtos orgânicos
Em: 8 de setembro de 2007
Na avaliação do secretário estadual de Produção Rural,
Eron Bezerra, com
as exposições, produtor rural passa a ter, através dos agentes financeiros, as linhas de créditos com recursos apropriados.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Caixa inicia nesta quarta, o calendário de aditamento do Novo Fies
15 de janeiro de 2025
Empresários da Amazônia buscam protagonismo na COP30
15 de janeiro de 2025
Secretaria anuncia retomada das obras na Feira Manaus Moderna
15 de janeiro de 2025
Inmet alerta para perigo de chuvas intensas em áreas do Norte nesta quarta-feira (15)
15 de janeiro de 2025
Governo pretende manter isenção para até dois mínimos no IR em 2025
14 de janeiro de 2025