16 de setembro de 2024

Shoppings recebem expansão de lojas em Manaus

Sinônimo de recuperação econômica, os shoppings centers avançaram em expansão de segmentos no último trimestre de 2021. Esse movimento garantiu incremento 26% maior que no período anterior. Os números da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), apontam 1.221 novas lojas, com destaques para o ramo de alimentação e bebidas 23%.

Seguindo esse fluxo, o Amazonas Shopping registrou, nos últimos seis meses, 18 novos empreendimentos entre lojas e quiosques. Marcas como UZA, GAV, Make For You compõem as lojas inauguradas. O centro de compras também teve a inauguração num novo espaço da marca Lupo.

No segundo semestre deste ano, três novas lojas entraram em operação no Manauara Shopping, ampliando o número de empresas que proporcionam um mix de produtos de qualidade. A Live na moda fitness e praia, a Jorge Bischoff, inaugurou sua unidade com os lançamentos de calçados e bolsas desta estação. O centro de compras também ganhou uma loja do Flamengo totalmente equipada.

O diretor institucional da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping),  Luis Augusto Ildefonso, considera que as novas operações comerciais são sinalizadores de aquecimento para o setor. “Com o retorno das atividades em uma velocidade um pouco mais acelerada do que os empresários esperavam”. 

Para ele, é fundamental nos shoppings e principalmente para os consumidores, que ganham novas opções de compras, valorizando e aquecendo o mercado. “Os shoppings nas carteiras que tem de prováveis novos parceiros, eles têm um estudo prévio onde mostra aquelas empresas que provavelmente terão mais sucesso. E normalmente essas previsões não tem erro, o que facilita o crescimento do comércio local e dos próprios shoppings, e mais uma vez, a satisfação dos clientes”.  

O segmento espera uma projeção para 2022 de um avanço nas vendas, e talvez a gente consiga mais ou menos, no final do segundo trimestre, estar já vendendo à níveis que vendíamos em 2019, e isso para a indústria de shoppings é uma notícia muito boa caso venha acontecer.

Conforme os dados da Abrasce, os números deste ano, apesar de apresentarem índice menor que o mesmo período de 2020, quando 1.297 marcas anunciaram inaugurações impulsionadas pela Black Friday e pelo Natal. Em comparação com o período anterior, que contou com 969 marcas inauguradas em centros de compras, a expansão foi de 26%.

Segmentos

No período, os segmentos que mais se destacaram em termos de expansão foram: alimentação e bebidas, que reuniu 23% das marcas; seguidos por vestuário (21%); artigos para o lar, decoração e presentes (6%); perfumaria (5%), calçados (5%), serviços estéticos (4%) e telefonia e acessórios (3%).

Marcas

Entre as marcas que mais inauguraram novas unidades no segundo trimestre deste ano estão: Kekala Custom Picolé (alimentação e bebidas), Espaçolaser Serviços (serviços estéticos), Fini (alimentos e bebidas), Vialaser (serviços estéticos), KFC (alimentação e bebidas), Havanna Cafeteria (alimentação e bebidas), Ortobom (artigos do lar e decoração), Ótica Chilli Beans (óticas), Vivara (relojoaria e joalheria) e Bodylaser Serviços (serviços estéticos).

No período pesquisado (julho, agosto e setembro), o nível de vendas dos shoppings registrou uma alta de 32,6% em relação ao trimestre anterior. Quando comparado ao mesmo intervalo de 2020, o crescimento é ainda maior e chega a 54,4%.

“É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers durante a pandemia. Atraídas por um ambiente em constante evolução, que confere segurança e conforto ao consumidor, este movimento vem contribuindo para o processo de retomada do setor rumo aos níveis pré-pandemia”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

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