Sinônimo de recuperação econômica, os shoppings centers avançaram em expansão de segmentos no último trimestre de 2021. Esse movimento garantiu incremento 26% maior que no período anterior. Os números da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), apontam 1.221 novas lojas, com destaques para o ramo de alimentação e bebidas 23%.
Seguindo esse fluxo, o Amazonas Shopping registrou, nos últimos seis meses, 18 novos empreendimentos entre lojas e quiosques. Marcas como UZA, GAV, Make For You compõem as lojas inauguradas. O centro de compras também teve a inauguração num novo espaço da marca Lupo.
No segundo semestre deste ano, três novas lojas entraram em operação no Manauara Shopping, ampliando o número de empresas que proporcionam um mix de produtos de qualidade. A Live na moda fitness e praia, a Jorge Bischoff, inaugurou sua unidade com os lançamentos de calçados e bolsas desta estação. O centro de compras também ganhou uma loja do Flamengo totalmente equipada.
O diretor institucional da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luis Augusto Ildefonso, considera que as novas operações comerciais são sinalizadores de aquecimento para o setor. “Com o retorno das atividades em uma velocidade um pouco mais acelerada do que os empresários esperavam”.
Para ele, é fundamental nos shoppings e principalmente para os consumidores, que ganham novas opções de compras, valorizando e aquecendo o mercado. “Os shoppings nas carteiras que tem de prováveis novos parceiros, eles têm um estudo prévio onde mostra aquelas empresas que provavelmente terão mais sucesso. E normalmente essas previsões não tem erro, o que facilita o crescimento do comércio local e dos próprios shoppings, e mais uma vez, a satisfação dos clientes”.
O segmento espera uma projeção para 2022 de um avanço nas vendas, e talvez a gente consiga mais ou menos, no final do segundo trimestre, estar já vendendo à níveis que vendíamos em 2019, e isso para a indústria de shoppings é uma notícia muito boa caso venha acontecer.
Conforme os dados da Abrasce, os números deste ano, apesar de apresentarem índice menor que o mesmo período de 2020, quando 1.297 marcas anunciaram inaugurações impulsionadas pela Black Friday e pelo Natal. Em comparação com o período anterior, que contou com 969 marcas inauguradas em centros de compras, a expansão foi de 26%.
Segmentos
No período, os segmentos que mais se destacaram em termos de expansão foram: alimentação e bebidas, que reuniu 23% das marcas; seguidos por vestuário (21%); artigos para o lar, decoração e presentes (6%); perfumaria (5%), calçados (5%), serviços estéticos (4%) e telefonia e acessórios (3%).
Marcas
Entre as marcas que mais inauguraram novas unidades no segundo trimestre deste ano estão: Kekala Custom Picolé (alimentação e bebidas), Espaçolaser Serviços (serviços estéticos), Fini (alimentos e bebidas), Vialaser (serviços estéticos), KFC (alimentação e bebidas), Havanna Cafeteria (alimentação e bebidas), Ortobom (artigos do lar e decoração), Ótica Chilli Beans (óticas), Vivara (relojoaria e joalheria) e Bodylaser Serviços (serviços estéticos).
No período pesquisado (julho, agosto e setembro), o nível de vendas dos shoppings registrou uma alta de 32,6% em relação ao trimestre anterior. Quando comparado ao mesmo intervalo de 2020, o crescimento é ainda maior e chega a 54,4%.
“É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers durante a pandemia. Atraídas por um ambiente em constante evolução, que confere segurança e conforto ao consumidor, este movimento vem contribuindo para o processo de retomada do setor rumo aos níveis pré-pandemia”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.