Fapeam encerra ano com 14 editais abertos

Em: 26 de dezembro de 2011
Editais visam incentivar a formação, fomentar a criação, a produção e a distribuição de produtos que usem conhecimento
Editais visam incentivar a formação, fomentar a criação, a produção e a distribuição de produtos que usem conhecimento

Fomentar a pesquisa científica básica e aplicada e incentivar o desenvolvimento tecnológico e experimental, a fim de ampliar o conhecimento científico e tecnológico no Estado do Amazonas. Cumprindo esta missão desde sua implementação em 2003, a Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), encerra o ano de 2011 com 14 editais de auxílio à pesquisa e formação de recursos humanos abertos.
Os editais visam incentivar a formação, fomentar a criação, a produção e a distribuição de produtos e serviços que usem o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos, além de tornar a atividade científica uma importante estratégia no desenvolvimento do Estado do Amazonas.
São eles, o Pró-Engenharias (Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas), o Fixam – PRO-TI/Amazônia (Programa de Apoio à Fixação de Doutores em Tecnologia da Informação na Amazônia Ocidental), o RH-TI (Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação), PGCT/AM – BIONORTE (Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia no Amazonas), o Programa de Apoio à Pesquisa Universal Amazonas, Programa de Apoio à Divulgação da Ciência (Comunicação Científica), POP C,T&I (Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico e Programa de Apoio à Popula–rização da Ciência, Tecnologia e Inovação).
Além destes estão dis‑ poníveis os editais do Programa de Integração entre Ins‑ tituições de Ensino, Pesquisa e Inovação – Pós-Graduação Stricto Sensu (Piepi-PGSS), Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev) e mais quatro: Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas, , Programa de Apoio às Olimpíadas em Ciências, Programa de Apoio à Iniciação Científica Indígena do Estado do Amazonas (Paic-Indígena) e o Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR), que são de fluxo contínuo.
Dos 14 editais, quatro são inéditos no Estado. Os demais são reedições de anos anteriores, que foram aperfeiçoados ou ampliados, contemplando o fomento a pesquisa em suas diversas áreas e modalidades. Os Editais inéditos são voltados para as áreas de engenharia e tecnologia da informação, entre os quais o Pró-Engenharias, o Fixam – PRO-TI/Amazônia, o RH-TI que é uma ação ligada ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor de Tecnologia da Informação na Amazônia (PRO- TI – Amazônia).
Estes programas estão incluídos nas ações do governo do estado do Amazonas e são uma iniciativa do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) por meio da agência Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), viabilizado no Amazonas por meio de convênio firmado entre a Fapeam, Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e SectAM.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar