A quinta edição da FeirArte (Feira de Exposições e Artes de Maués), município a 260 quilômetros de Manaus, promete atrair a participação de aproximadamente 10 mil pessoas, entre atrações e espectadores. O evento, organizado pela Prefeitura de Maués, acontece anualmente como forma de homenagear os diversos segmentos profissionais, pela passagem do Dia do Trabalho (1º de maio). Durante a Feira, que começa hoje, artistas plásticos e artesãos terão a oportunidade de apresentar os seus trabalhos. Será também realizada, como parte da programação, a Feira Gastronômica, com guloseimas e comidas típicas da região.
A infraestrutura do evento conta com palco, arquibancada, 20 barracas de alimentação e 8 para a exposição de artes. A 5ª FeirArte será montada na Praça Coronel João Verçosa e funcionará hoje, na sexta-feira (30) e no sábado (1º).
A abertura do evento, na quarta-feira (28), Dia da Educação, será marcada pelo desfile de 20 instituições, entre escolas municipais e associações, como o Clube dos Desbravadores (uma espécie de escoteiros) e o Centro de Convivência do Idoso (CCI), cujos integrantes estarão vestidos a caráter, representando algumas profissões. O horário dos desfiles é das 16h30 às 21h. Ainda neste dia, haverá apresentação dos grupos de dança CDM e Porantim, com coreografias que pretendem retratar a época de colonização da região e a vida do povo de Maués.
Programação do Festival
Na sequência da programação, dia 30 de abril, haverá a segunda seletiva do Festival de Narrativas, onde além da apresentação dos textos inscritos, terá show de humor com o grupo Velhacos, música popular e o encerramento da Exposição Filhos do Brasil, que acontece no Museu do Homem de Maués.
O Festival de Narrativas teve início no dia 1º de abril, quando 16 trabalhos foram selecionados para a final, em junho. Para esta segunda seletiva, 12 trabalhos estão inscritos. Uma terceira fase está marcada para o dia 27 de maio. Ao todo, são 3 categorias que compõem o Festival: Causos e Histórias; Imaginário Popular; e História Indígena. O primeiro colocado de cada uma, ganha R$ 1 mil de prêmio.
Os dez melhores, independentemente de categoria, terão suas redações inseridas no chamado Livro de Maués, publicação a ser lançada no aniversário da cidade (25/06), cujo conteúdo abrange informações históricas, econômicas e turísticas do município.
No dia 1º de maio, Dia do Trabalho, o evento encerra com a 1ª Micareta de Maués, no Ginásio Poliesportivo Dr. Deodato de Miranda Leão, com a banda Xekerê da Bahia, além de atrações regionais, como a apresentação do Grupo Tocandira, que há 4 anos é o responsável pela trilha sonora das encenações da Lenda do Guaraná. Reconhecida por utilizar instrumentos musicais diferenciados, o grupo, liderado pelo músico Wladimir Rossy, vai apresentar interpretações de músicas próprias e de compositores regionais, como Pereira e Raízes Caboclas. Entre os instrumentos exóticos usados pelos oito músicos estão os de percussão Gambá, com couro de boi, Pau de Chuva, a partir de taboca com areia, Caxixi, confeccionado com o popular cipó titica, Castanholas, de seringas de castanha, e Nhambé, criado a partir das sementes de mesmo nome, resultando em uma espécie de chocalho que imita som de água.







