Feira é opção para presentear

Em: 22 de novembro de 2013
Uma boa opção para quem quer se adiantar na compra de presentes para o Natal é visitar a 4ª Feira Solidária, que teve início ontem, às 16 horas, e prossegue hoje, das 16 às 21 horas, na praça da Saudade, Centro
Uma boa opção para quem quer se adiantar na compra de presentes para o Natal é visitar a 4ª Feira Solidária, que teve início ontem, às 16 horas, e prossegue hoje, das 16 às 21 horas, na praça da Saudade, Centro

Uma boa opção para quem quer se adiantar na compra de presentes para o Natal é visitar a 4ª Feira Solidária, que teve início ontem, às 16 horas, e prossegue hoje, das 16 às 21 horas, na praça da Saudade, Centro.
A Feira, que teve sua primeira versão, ainda tímida em 2009, na Escola Estadual D. Pedro, no ano seguinte foi montada no Centro de Convivência da Família, na Cidade Nova e em 2012 ocupou o estacionamento do estádio Vivaldo Lima, pouco antes de as obras tomarem conta do espaço para a construção da nova Arena da Amazônia.
A Feira é uma iniciativa do Fórum EcoSol (Fórum de Economia Solidária de Manaus). O Fórum faz parte dos movimentos de Economia Solidária que trabalham com pessoas, ou grupos de pessoas empreendedoras, existentes em várias cidades do Estado. Esses empreendedores produzem e comercializam seus produtos em feiras específicas pela cidade e em grandes eventos.
Os participantes do Fórum EcoSol recebem apoio da Setrab (Secretaria de Estado do Trabalho), como explica a secretária do orgão, Francinete Lima “No Fórum, a sociedade civil e Governo buscam iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, parcerias com instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam a economia local garantindo assim trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental
Atualmente 70 empreendedores, de Manaus e do interior, estão cadastrados no Programa de Economia Solidária da Setrab, de acordo com o coordenador da Feira, Clay Esteves “devido a problemas estruturais, nem todos podem participar das feiras, então fazemos uma seleção. Nesta, agora, 35 estarão expondo seus produtos em barracas”, contou.
Sete segmentos produtivos fazem parte do Programa: artesanato regional, confecções, biojóias, ecojóias, marchetaria, alimentação e serviços. “E todos eles sempre estão presentes nas feiras”, explicou Clay.
Importante para a economia do Estado, cada um dos 70 empreendedores que integra o Programa, gera emprego e renda para ao menos mais uma pessoa, “85% dos expositores são mulheres, principalmente mães, que proporcionam um aumento nos rendimentos da família”, acrescentou o coordenador. São esperadas mais de cinco mil visitantes nos dois dias da Feira, com faturamento de cerca de R$ 1.000, para cada um dos expositores.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar