A iniciativa do Exército Brasileiro de criar a feira de produtos regionais no âmbito do Cigs (Centro de Instrução de Guerra na Selva), em Manaus, está estimulando a edição desse comércio em outros municípios amazonenses. No último final de semana, o principal evento da programação de aniversário do município de Manaquiri foi à realização da feira de produtos oriundos da agricultura familiar. O evento que abriu as comemorações dos 26 anos da cidade levou para a praça central da vila agricultores de várias comunidades rurais. Lá, encontrava-se desde o peixe até produtos do gênero fitoterápicos.
A exemplo do sucesso obtido na 1ª Feira de Produtos Regionais realizada em 16 de fevereiro, no ginásio coberto do Cigs, a comercialização dos produtos chama a atenção pela qualidade e preço acessível. Os dois diferenciais são os principais atrativos do público consumidor. “Além desses requisitos, lá na ponta, quem ganha são o consumidor e o produtor”, disse Valdelino Cavalcante, presidente da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas).
Segundo ele, a política implementada no campo, chamada de Zona Franca Verde, conseguiu inverter uma lógica que tinha criado raízes no Amazonas: o produtor plantava e colhia mas não tinha para quem vender. Sem alternativa de mercado, o agricultor era obrigado a entregar seu produto a preço irrisório para o atravessador que, por sua vez, explorava o consumidor. “Um dos estímulos do Programa Zona Franca Verde é a busca de mercado através da ADS, órgão criado com essa finalidade”, explica o engenheiro.
Em 2007, a safra ofertada pelas associações e cooperativas organizadas por produtores rurais do Amazonas alcançou 3.800 toneladas. Os alimentos foram comercializados pelas Secretarias de Educado para a merenda de mais de 500 mil estudantes das duas instituições de ensino.
Para este ano, a expectativa da ADS e dos produtores é superar os números com vistas à parceria entre o Governo do Amazonas e o Exército que já fez uma aquisição de R$ 15 mil no final do ano passado e acenou com uma compra de maior porte a partir do segundo semestre deste ano.
Feira itinerante estimula produtores rurais de outros municípios amazonenses
Em: 26 de fevereiro de 2008
A iniciativa do Exército Brasileiro de criar a feira de produtos regionais no âmbito do Cigs…
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Com 11,4 milhões de passageiros, transporte aéreo cresce 2,5% em agosto
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Samba Manaus se aproxima da despedida
21 de setembro de 2026

Candidatos não podem ser presos, a não ser em flagrante, até o fim do 1º turno
21 de setembro de 2026

Amazonas define representante para o maior campeonato de batalha de rima do Brasil
21 de setembro de 2026

Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama
21 de setembro de 2026

Petróleo fecha em queda com otimismo para oferta e negociações
21 de setembro de 2026