24 de novembro de 2024

Feriados prolongados em 2023 vão alavancar o turismo no AM

O ano de 2023 deve garantir grande demanda para os operadores de viagens, isso porque com mais dias de folga no calendário nacional de feriados há uma grande expectativa de crescimento para o setor. De acordo com a Abav-AM (Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas) o período representa alta  de 20% nas vendas. 

De olho nos sete feriados prolongados de 2023, o período é uma ótima oportunidade para que as agências, companhias aéreas, hotéis e toda a cadeia que forma o turismo aumentem o seu faturamento. “O Impacto é positivo para o segmento, mas isso é uma oportunidade para as agências de viagens montarem pacotes e promoverem, geralmente isso impulsiona as vendas em uma faixa de 20% até mais, dependendo do feriado”, afirmou Jaime Mendonça, presidente da Abav-AM. 

Mas também quem pretende viajar em momento de folga, deve se planejar antes para garantir valor mais acessível e melhores pacotes.  “É um nicho de pequenas férias, onde não só os servidores públicos, mas as pessoas em geral aproveitam para fazer pequenas viagens, contudo não podemos esquecer que os segmentos ligados ao turismo aumentam os seus valores, então antecipar o fechamento de pacotes é uma excelente alternativa”.

Mendonça lembra que existe uma tradição na demanda por pacotes para os feriados, principalmente, Carnaval, Réveillon, Semana da Pátria e Semana Santa representam maior procura, algo em torno de 35%, os outros em torno de 15% a 20%. “É uma oportunidade, que não depende apenas do feriado, mas de ter voos, isso nós temos, e as pessoas terem dinheiro para gastar com viagens”. 

O otimismo da entidade, está em consonância com a projeção do  MTur (Ministério do Turismo), ao informar que os sete feriados prolongados de 2023, traduzem em bons períodos para que os brasileiros realizem as sonhadas viagens que movimentarão bilhões de reais nos mais de 50 setores econômicos que envolvem o turismo nacional. Em alguns destinos, segmentos como a hotelaria já registram interesse dos viajantes nas datas e a expectativa é de superar os números de 2022.

“O ano de 2022 veio para firmar a retomada do turismo no Brasil, em especial com o retorno dos grandes eventos, como os festejos juninos. Os feriados prolongados do próximo ano se tornam oportunidades para o brasileiro conhecer novos lugares, o que, consequentemente, vai gerar novos empregos e impulsionar pequenos negócios”, informou o texto do MTur. 

De acordo com o MTur, os feriados prolongados são essenciais para fomentar o setor. Os turistas foram retomando a confiança em viajar, reencontrando suas famílias, amigos e descobrindo lugares novos, desde o avanço da vacinação e a adoção de protocolos sanitários no setor de Turismo. Tudo isso estimula a movimentação do setor e, consequentemente, da economia, gerando emprego e desenvolvimento ao país. 

Para o empresário Graco Silva, da Gracco Viagens, como a maioria dos feriados emendarão às quintas e sextas-feiras favorece o mercado porque alavanca o turismo e a partir do momento que estimula todo mundo ganha. “Os empresários, os prestadores, os fornecedores, pois este ano de 2023 o  turismo vai fluir mais ainda, os feriados só vão facilitar muito mais as vendas de pacotes turísticos a procura por destinos. É um crescimento para o mercado em geral”. 

Ele lembra que a expansão de novos voos interligando Manaus com outros países incrementa, favorece a malha aérea e a demanda, pois a concorrência é viável porque o cliente acaba ganhando mais com preços e mais ofertas de destinos.

Folgas

A maioria dos feriados cairão numa quinta-feira, o que pode resultar em ponto facultativo no dia seguinte (sexta-feira). Mas datas como a Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho e o Natal cairão nas sextas e segundas-feiras e devem completar o calendário de descanso para o brasileiro. A população ainda terá a Proclamação da República, que cai numa quarta-feira e os demais pontos facultativos, como o Carnaval e Corpus Christi.

Por dentro

Para se ter uma ideia da importância destes feriados, em 2022, mais de sete milhões de pessoas viajaram pelo país durante as celebrações de Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Tiradentes e a Páscoa. Já neste fim de ano, o número ultrapassou a marca de 9,7 milhões de viajantes, 45% maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado. E a previsão para as férias de janeiro também animam os trabalhadores do setor.

Confira o calendário 2023

1º de janeiro (domingo) – Confraternização Universal (feriado nacional);

20 de fevereiro (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

21 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

7 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);

21 de abril (sexta-feira) – Tiradentes (feriado nacional);

1º de maio (segunda-feira) – Dia do Trabalho (feriado nacional);

8 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);

7 de setembro (quinta-feira) – Independência do Brasil (feriado nacional);

12 de outubro (quinta-feira) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

28 de outubro (sábado) – Dia do Servidor Público (ponto facultativo);

2 de novembro (quinta-feira) – Finados (feriado nacional);

15 de novembro (quarta-feira) – Proclamação da República (feriado nacional);

25 de dezembro (segunda-feira) – Natal (feriado nacional).

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar