A revitalização da Festa de São Benedito, com registro de realização desde 1890, no Amazonas, foi discutida em reunião do secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, com a Comunidade do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, que fica na Praça 14 de Janeiro.
A intenção do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, é ajudar a revitalizar a festa tradicional – que é um verdadeiro patrimônio cultural do Estado – e que acontecerá de 4 a 12 de abril, este ano. E mais: torná-la, inclusive, evento fixo no calendário cultural do Governo. O processo agora vai incluir o lançamento de um edital para patrocínio da festa.
A festividade promovida pela Comunidade do Barranco tem uma história que se confunde com a população negra que migrou para a capital no século 19, fixando-se no bairro Praça 14 de janeiro.
De acordo com o secretário Robério Braga, é de fundamental importância que o evento seja reconhecido por todo o Estado. “Trata-se de um movimento que é parte do patrimônio imaterial de Manaus e do Estado inteiro. Temos aqui no Amazonas o segundo maior quilombo urbano do Brasil e que promove uma festa inesquecível repleto de valores culturais”, destacou.
De acordo com a responsável do Quilombo, Jamily Souza da Silva, a festa começou a ser realizada pelos negros vindos do Maranhão e é transmitida de geração a geração desde então. “Queremos poder realizar uma programação especial que comece desde o dia 29 de março, com o corte do tronco, e que siga com as novenas e se encerre com a festa”, declarou.
A Festa de São Benedito completa 125 anos este ano, símbolo de resistência iniciada por Severa Nascimento Fonseca, que passou para o seu filho caçula Raimundo Nascimento Fonseca, que seguiu com sua filha mais velha Bárbara Fonseca, que entregou para sua irmã caçula Maria de Lourdes Fonseca (Tia Lurdinha), que passou para sua sobrinha Jacimar Souza da Silva e que hoje tem a frente sua sobrinha Jamily Souza da Silva.
Festa de São Benedito será revitalizada
Em: 12 de março de 2015
xxxxx
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026