Na economia geral normalmente falasse de uma tal “mão invisível”. Nas organizações das forças internas. Estas, quase sempre, que deveriam ser utilizadas para o bem são utilizadas para prejudicar, atrapalhar e “detonar” as pessoas e os profissionais. Não deveria ser assim, mas, a falta da ética e do profissionalismo cria estas situações. Até podemos evitar este mal, mas, aparentemente, não se possui a vontade em resolvê-lo ou mesmo não se administra do modo que se deveria. Temos que ter um muito cuidado. A proatividade nas ações possibilita a criação de formas internas benéficas o que pode possibilitar até mesmo oportunidades novas para todos os componentes das organizações. Isto não é tão fácil, todavia, é o melhor a se fazer para o sucesso de uma empresa.
Nas organizações encontramos um processo sempre em andamento buscando o melhor equilíbrio entre rentabilidade e despesas. Para entendermos melhor podemos dizer que a busca de produtividade e do destaque das pessoas são, quase sempre, barrados por forças internas que nada mais são do que a união de algumas pessoas para prejudicar uma única ou um pequeno grupo a fim de tolher iniciativas que possam pôr em risco e continuação da hegemonia de poder já existente. Quem perde com isso? Certamente a empresa que fica nas mãos, quase sempre, de pessoas inteligentes, porém que não possuem a competência devida para aqueles cargos que estão. Se isto está lhe lembrando alguma situação já presenciada, não é mera coincidência, é fato real.
Para curar o mal que se desenvolve no interior das organizações devemos utilizar a proatividade. Buscar articulações é necessário para transformar a realidade e para a busca de um equilíbrio real no que diz respeito a oportunidades para todos. Sabendo realizar tal processo conseguiremos transformar a força interna maléfica em força benéfica e utilizá-la para beneficiar nossa organização. Hoje temos problemas quando não conseguimos dominar as relações interpessoais dentro da organização. É necessário o domínio dessas relações, pois, assim criamos oportunidades reais no âmbito profissional e levamos como conseqüência a empresa ao aumento de sua rentabilidade.
Certamente se conseguirmos perceber que as forças internas nas organizações, quase sempre, são utilizadas para o mal, prejudicando algumas pessoas com maior potencial, podemos fazer com que a empresa evite prejuízos financeiros irrecuperáveis. Precisamos ter esta consciência e assim trabalhar o bom relacionamento interpessoal dentro da empresa, pois, o acelerado progresso e a necessidade de velocidade em tudo que fazemos nos afastam das pessoas e acabamos focando somente em resultados. Isto ocasiona um grave problema de esquecimento do mérito das pessoas prejudicando tanto a gestão de pessoas como a gestão dos processos e cria problemas irreparáveis na estrutura organizacional. Assim, com certeza, deveremos transformar as forças internas negativas em forças internas saudáveis para transformarmos as dificuldades em grandes oportunidades profissionais e afastarmos de vez as ameaças.
Forças internas prejudiciais
Em: 31 de agosto de 2010
Na economia geral normalmente falasse de uma tal “mão invisível”. Nas organizações das forças internas. Estas, quase sempre, que deveriam ser utilizadas para o bem são utilizadas para prejudicar, atrapalhar e “detonar” as pessoas e os profissionais
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026