Os investimentos da Ford, GM (General Motors) e Chrysler programados para o Brasil serão mantidos, garantiram alguns executivos das três grandes montadoras dos Estados Unidos, durante a abertura do Salão do Automóvel de Detroit, no estado de Michigan (EUA). Richard Wagoner, presidente mundial da GM, disse que a montadora vai muito bem no Brasil, segundo maior mercado da marca fora dos EUA, e elogiou a criatividade da equipe brasileira, acrescentando que espera que o mercado volte rapidamente aos bons níveis de vendas registrados no primeiro semestre de 2008. Sobre a situação da empresa nos EUA, Wagoner disse que a empresa tem recursos suficientes para se manter até março, mas que pode ainda buscar uma nova ajuda financeira do governo americano, e garantiu que a GM continua procurando um comprador para a marca Saab.
Para Mark Fields, presidente da Ford para as Américas, o governo brasileiro agiu na hora certa ao reduzir o IPI (Imposto sobre Produção Industrial), e que a empresa está bastante confiante que a crise vai passar. A Chrysler também faz coro nessa aposta. O diretor geral para América Latina e Caribe, o mexicano Eduardo Mayoral del Valle, garante que os investimentos serão mantidos e citou como exemplo a importacão, via México, do sedã Trazo, produzido em parceria com a Nissan.
No último domingo, 11, durante a apresentação de seus novos modelos, a GM usou alguns funcionários, distribuidores e fornecedores que, numa simulação de protesto, fizeram uma espécie de “corredor polonês” com cartazes com dizeres “estamos aqui para trabalhar” e dados de consumo da nova linha de produtos que a empresa está lançando no salão. São funcionários que correm o risco de perder o emprego devido ao fechamento de fábricas, que continuara ocorrendo, e a venda de algumas marcas, como a Hummer. Do lado de fora, contudo, o protesto foi real, com ex-funcionários já demitidos.
Numa resposta às exigências do Congresso americano, para o empréstimo de US$ 13 bilhões, a GM apresentou modelos mais compactos e eficientes, com propulsão híbrida (que mistura motores elétricos com propulsores a gasolina) ou somente elétrica, que apresentam menor consumo e emissão de poluentes.
Ford, GM e Chrysler garantem investimentos programados no Brasil
Em: 13 de janeiro de 2009
Os investimentos da Ford, GM (General Motors) e Chrysler programados para o Brasil serão mantidos, garantiram alguns executivos das três grandes montadoras dos Estados Unidos, durante a abertura do Salão do Automóvel de Detroit, no estado de Michigan(EUA)
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Mark Zuckerberg critica apelos para desacelerar desenvolvimento da IA
16 de setembro de 2026

Cantora Mahmundi faz show no Encruzilhada Bar neste sábado (19/09)
16 de setembro de 2026

Mercado de beleza se divide entre preços baixos e luxo
16 de setembro de 2026

90% dos brasileiros mudam hábitos de compra para economizar
16 de setembro de 2026

STF provocou mal-estar cívico na população, diz Cármen Lúcia
16 de setembro de 2026

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre
16 de setembro de 2026


Bets reduzem consumo e atividade econômica, diz pesquisa da USP
15 de setembro de 2026