Com 50 milhões de brasileiros que desejam abrir um negócio nos próximos 3 anos e o crescimento do franchising em 18,7%, no 3º trimestre de 2022, franquias são uma opção para quem deseja empreender no próximo ano. Entre os destaques de crescimento no setor de franquias, estão os setores de alimentação, com um crescimento de 39,4% e educação, com um aumento de 22,9%.
A expansão das franquias em número de unidades avança para fora do eixo Rio-São Paulo, em outras capitais, algumas ligadas ao agronegócio, nas Regiões Metropolitanas e no interior do país. É o que revela o ranking das 30 Maiores Cidades em crescimento de número de unidades de franquias divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Dessas 30 cidades, 12 não são capitais. Ao analisarmos o ranking, observamos que houve um crescimento maior de operações de franquias nas cidades do interior ou naquelas que não são capitais. Enquanto a variação do número de unidades entre esses 12 municípios ficou em 21,1%, entre as 18 capitais listadas esse índice foi de 17,6%.
De acordo com o estudo, Manaus lidera o ranking pela primeira vez. A capital do Estado do Amazonas, apresentou a mais alta variação no número de pontos de venda (PDVs) de franquias entre o primeiro semestre de 2021 e o deste ano, com expansão 35,1% maior no período, saltando de 1.206 para 1.629 operações. Cidade muito ligada ao turismo, Manaus vivenciou esse período de forte recuperação do segmento de Hotelaria e Turismo (que está entre os que mais cresceram nos dois últimos semestres), o que refletiu na expansão das franquias localmente.
Seja pela especulação imobiliária ou por conta das capitais infladas, os brasileiros buscaram durante a pandemia -e continuam buscando -oportunidades em cidades menores. A exemplo de franquias já consolidadas no franchising, no ramo de educação, a YES! Idiomas, com duas unidades em Manaus, disponibiliza modelos de franquias de acordo com o número de habitantes das cidades (soft, light e premium). Com investimento inicial de R$ 85 mil, a franquia Soft é ideal para municípios com até 100 mil habitantes. Já para lugares de médio porte, de 50 a 150 mil habitantes, a franqueadora oferece o modelo Light, que requer o investimento inicial de R$ 145 mil. Para cidades com mais de 400 mil habitantes e grandes capitais, a rede aposta no modelo Premium, que requer o investimento até de R$ 300 mil. Além disso, a YES! também oferece o modelo de microfranquia educacional, com investimento inicial a partir de R$ 30 mil. Esse modelo tem uma configuração store in store, para operar dentro de instituições de ensino, com um espaço de apenas 50m², quatro colaboradores e projeção de 300 alunos, a expectativa de faturamento de R$ 45 mil/mês, com lucro líquido de 30%.
Iran Barreiros, sócio-franqueado YES! Idiomas, em Manaus, destaca que o PIM (Polo Industrial de Manaus), onde centenas de indústrias de eletroeletrônicos estão instalados, demanda os mais diversos serviços, seja de insumos ou de qualificação de mão de obra. Portanto, essa demanda crescente atrai e estimula a abertura de franquias. As franquias possuem uma estrutura de orientação administrativa, treinamento e de marketing que garante a qualificação dos serviços prestados pelos franqueados. “No nosso segmento de ensino de idiomas buscamos aprimorar e nos qualificar cada vez mais para prestar um serviço de excelência aos nossos alunos. A YES! Idiomas neste ano completou 50 anos e possui todo know-how no ensino de idiomas oferecendo um preço justo e serviços de qualidade que nos mantêm competitivos no mercado”, afirmou.
Rentabilidade
A educadora financeira Aline Soaper, explica que o sucesso no formato das franquias pode estar ligado ao fato de que, para os novos empreendedores, as franquias já são testadas e validadas e representam um risco menor ao investidor.
Segundo a educadora financeira Aline Soaper, além da vantagem de um modelo de negócios já testado e validado, as franquias oferecem outros atrativos como: manuais de funcionamento operacional, comercial e financeiro. “Isso aumenta as chances de sucesso para os novos empreendedores. O que o franqueado deve ter em mente é, que mesmo que a franquia seja um modelo financeiramente sustentável, o empreendedor deve estar preparado para atravessar principalmente os primeiros meses da implementação das franquias. Então a regra para quem pensa em investir em franquias é ter um bom planejamento financeiro, que vislumbre além do investimento inicial, o capital de giro e as reservas para se manter no primeiro ano de operação”, ensina Soaper.
Por dentro
O relatório sobre empreendedorismo da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizado no Brasil, em parceria com o Sebrae, revelou que 50 milhões de brasileiros desejam abrir um negócio nos próximos 3 anos. Dessa forma, uma boa opção para iniciar 2023 com um negócio próprio, investindo de maneira segura, é apostar nas franquias. Isso porque, dados da ABF, mostram que o setor cresceu 18,7% na receita no 3º trimestre de 2022.