Gestão e Carreira – Métricas em recrutamento

Em: 12 de maio de 2008
Hoje os processos seletivos estão cada vez com mais urgência.
Hoje os processos seletivos estão cada vez com mais urgência.

Hoje os processos seletivos estão cada vez com mais urgência. Quando uma vaga é aberta e se inicia o processo de recrutamento cumprindo todo o fluxograma normalmente demanda muito tempo. A maioria das empresas não consegue medir a eficiência desse trabalho. Isso se chama métricas em recrutamento.
As empresas que realizam o processo de recrutamento internamente sem a contratação de consultoria muitas vezes perdem a qualidade no recrutamento, já que não existe um profissional apenas para isso. O habitual é que ele faça várias outras atividades e com a urgência que é colocada na abertura da vaga faz com que o selecionador não verifique alguns pontos básicos, por isso existe a necessidade de métrica em recrutamento.
A medição da eficiência do recrutamento pode ser feita em várias métricas, inclusive as métricas diretas, conforme podemos verificar.
Agilidade na seleção de candidatos: isso é uma medida do tempo e velocidade em que se desenvolve o processo de seleção. O número de candidatos aprovados ou selecionados trata-se de um valor tangível que mede o volume de concorrentes que passa pelo processo de seleção.
Na Case Consultores, divisão de headhunter do Grupo Catho, utilizamos três medidas: Time to Hire, Cost to Hire e Quality of Hire.
Time to Hire (o tempo para contratar) – 15 dias úteis para a apresentação dos quatro candidatos mais qualificados. Nossos consultores especializados conseguem fazer recrutamentos mais abrangentes em prazos mais curtos.
Cost to Hire (o custo para contratar) – um pequeno percentual do salário anual, o que é normalmente mais econômico do que o custo do recrutamento feito internamente.
Quality of Hire (a qualidade da contratação) – a maior garantia do mercado após a contratação. Se o profissional contratado sair da sua empresa, por qualquer motivo, fazemos o processo novamente sem custo adicional.
Custo da seleção é a medida financeira do custo para selecionar candidatos. Quando o processo seletivo e a posição envolvem candidatos de um nível mais alto, são necessárias técnicas de seleção avançadas, e nesse caso tem um custo maior para garantir maior precisão. É quando se faz necessário a contratação de consultorias de headhunters que são especializadas nesse serviço.
Outra métrica importante de ser considerada no processo seletivo é o tempo de permanência do candidato na empresa contratante. Isso está relacionado a adequação do candidato ao clima organizacional da organização.
Podemos considerar uma boa métrica quando alguns objetivos são alcançados, e nesse caso se torna muito eficaz quando atinge os objetivos traçados, por exemplo, quando consegue um ótimo resultado com o menor tempo e também com o menor custo, já no recrutamento interno a grande maioria das empresa não faz esse comparativo e não verificar o custo final de contratação.
Destaco ainda alguns custos em recrutamento. O primeiro que destaco é o custo de pessoal envolvido no recrutamento, esses profissionais possuem salários, benefícios e não é contabilizado o tempo dispensado na seleção.
O custo com anúncio de jornais para captação de currículos, esse valor muitas vezes não é contabilizado pela empresa, sem falar que essa modalidade de captação de currículos já se tornou ultrapassada, se fizermos uma comparação com os grandes centros do Brasil você não identifica no jornal a quantidade de empregos que normalmente é publicada em Manaus. Esse custo é muito alto no recrutamento e desnecessário já que hoje existe uma grande quantidade de consultorias onde a captação de currículos é gratuita, posso destacar a consultoria que atuo Catho Amazonas fone 92-3228-6450, onde as empresas podem telefonar e publicar o perfil da vaga no site recebendo de forma gratuita os currículos no e-mail cadastrado para o recebimento ou se preferir pode publicar a vaga no próprio site www.cathoamazonas.com.br
Também destaco o site da consultoria Manager que trabalha da mesma forma, é só publicar a vaga e receber os currículos de forma gratuita. Ou

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar