O candidato governista Juan Manuel Santos venceu o primeiro turno das eleições colombianas à Presidência, com uma larga vantagem de 46,5% dos votos. Antanas Mockus, do Partido Verde, ficou em segundo com 21,4% das urnas. Os resultados, no entanto, já são questionados por observadores internacionais.
O Partido Social da Unidade Nacional comemorou os resultados de Santos com uma festa e com o grito de guerra “hoje ganhamos e no dia 20 rematamos”, em alusão ao segundo turno do dia 20 de junho.
Cerca de 800 pessoas se reuniram em um hotel do norte de Bogotá para festejar com música folclórica o triunfo do governo no pleito deste domingo. Ele citou “grande acordo nacional” para derrotar o terrorismo, o desemprego, a corrupção, a impunidade e levar o país pelo caminho do progresso.
Em segundo lugar, o oposicionista Antanas Mockus também comemorou, demonstrando seguir confiante rumo a um segundo turno e já buscando alianças para fortalecer sua candidatura.
Com 21,4% dos votos, o oposicionista Mockus diz estar “confiante” para o segundo turno. “Se formos inovadores, vamos ganhar esse segundo turno. Sabemos que unidos podemos transformar radicalmente a sociedade. Sabemos que a violência, a desigualdade e a corrupção não são um destino, mas sim problemas que podemos superar.”
A Missão de Observação Eleitoral da Colômbia denunciou, em seu primeiro relatório sobre as presidenciais em andamento em todo o país, a compra de votos a favor da candidatura do governista Juan Manuel Santos, do Partido Social da Unidade Nacional.
Em um documento, a ONG diz ter recebido, nas primeiras horas de votação, 51 informes de incidências suspeitas -a maior parte sobre publicidade política nos colégios eleitorais. Foram detectados ainda alguns participantes do processo eleitoral que “estão confundindo seu trabalho” e se dedicando a “pressionar” os eleitores por um dos postulantes.
Governista vence 1º turno com 46,5% e decide eleição em junho
Em: 31 de maio de 2010
O candidato governista Juan Manuel Santos venceu o primeiro turno das eleições colombianas à Presidência, com uma larga vantagem de 46,5% dos votos. Antanas Mockus, do Partido Verde, ficou em segundo com 21,4% das urnas
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026