A produção de obras didáticas para o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), representou, em 2009, 88% do mercado editorial brasileiro neste setor.
O levantamento foi feito pela autarquia com base em dados da Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares), e leva em conta os 115 milhões de obras distribuídas a 36,6 milhões de estudantes da educação básica pública e 3 milhões de títulos voltados à alfabetização de jovens e adultos.
No mesmo período, o mercado privado adquiriu 15 milhões de exemplares. “Os números mostram a importância do PNLD no contexto educacional do país”, afirma Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.
Escolha dos livros
Base da escolha dos livros didáticos que serão usados no próximo ano pelos estudantes da rede oficial de ensino em todo o país, o Guia do PNLD 2011 já está disponível no portal do FNDE na Internet. A partir do guia, que traz um resumo das obras avaliadas e selecionadas pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, professores e diretores de escolas públicas podem discutir seus conteúdos e verificar quais são mais adequadas para o trabalho em suas salas de aula.
A escolha dos livros ocorrerá de 21 de junho a 4 de julho e envolverá as disciplinas de português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês e espanhol), do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Torino lembra, no entanto, que “somente as redes de ensino público que oficializarem sua participação no PNLD por meio de termo de adesão poderão escolher e receber livros para o próximo ano”. O prazo final para a adesão é 31 de maio.
O FNDE encaminhou o termo de adesão, pelo correio, a todos os gestores do país. O documento deve ser assinado pelo prefeito municipal, pelo secretário de educação do estado ou pelo diretor da escola federal e, em seguida, devolvido ao Fundo até o fim deste mês.







