18 de novembro de 2024

Grupo TV Lar fecha ano com saldo positivo

Mesmo a economia mundial passando por um momento difícil, o grupo TV Lar conseguiu um desempenho positivo em 2008. O crescimento das receitas da empresa esteve na faixa entre 10% e 12% em comparação ao ano de 2007

Mesmo a economia mundial passando por um momento difícil, o grupo TV Lar conseguiu um desempenho positivo em 2008. O crescimento das receitas da empresa esteve na faixa entre 10% e 12% em comparação ao ano de 2007. O resultado é atribuído a melhorias nas lojas e na ampliação da rede.
Sem revelar valores de investimentos, o presidente do grupo, José Azevedo, informou que no ano passado foram inauguradas mais três lojas da rede TV Lar. A primeira fica localizada no bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus, a segunda no conjunto Vieiralves, zona centro-sul e a última no município de Manacapuru. Juntas, as três lojas geraram 40 empregos diretos e mais 20 indiretos, entre atendentes, vendedores, montadores, entregadores de mercadoria e assistentes técnicos.
De acordo com Azevedo, neste ano o grupo ainda não tem planos para expandir o número de lojas, apenas para melhoria das unidades já existentes. “Em termos de abertura ainda não pensamos em nada por conta do desempenho da economia. Estamos apenas pensando na melhoria e talvez a ampliação de lojas”, comentou.
O grupo TV Lar disponibiliza atualmente para seus clientes mais de 20 mil produtos entre linha branca, bem como geladeiras e fogões; móveis, materiais de construção, como pisos, azulejos e louça sanitária; além dos tradicionais eletroeletrônicos, como aparelhos de som, telefones celulares e itens de informática. O público-alvo da rede são as classes C, D e E e as zonas norte e leste são as que possuem mais unidades da marca TV Lar. “São os bairros mais populosos, então essas zonas têm um público mais abrangente”, salientou o empresário.

Meios de pagamento

Como estratégia para melhor atender e conquistar mais clientes, a TV Lar possui um cartão próprio como opção de pagamento, o chamado private label. “Fazemos até dez parcelamentos, um e mais nove, e também temos financiamento e crediários próprios. Além disso, ainda trabalhamos com todos os cartões de crédito e débito externos”, enfatizou Azevedo.
As vendas com o cartão próprio da loja representam cerca de 60% das receitas da TV Lar. Os cartões de crédito e débito totalizam 25% e as financeiras ficam com 15%.
Com a chegada de novos empreendimentos no cenário varejista local, como as lojas Americanas e a expansão do Armazém Paraíba e da Ramsons, a TV Lar pretende continuar aprimorando seu atendimento em busca de fortalecimento da marca.

Manaus Plaza chega para atrair

Outro empreendimento que deve engordar a receita do grupo neste ano, o Manaus Plaza Shopping, erguido no mesmo local do antigo TV Landia Mall na avenida Djalma Batista, deve ser inaugurado em março, por enquanto sem data específica. As chaves devem ser entregues simbolicamente aos lojistas no próximo dia 23.
Mesmo ainda em fase de construção, as Lojas Americanas começa a operar no próximo dia 15, antes da inauguração oficial do shop­ping. Conforme Azevedo, a varejista vai iniciar os trabalhos antes das outras lojas como estratégia comercial para garantir faturamento ainda no primeiro mês de 2009. “O plano era que fosse inaugurada antes do Natal, mas não foi possível”, observou José Azevedo.

Concorrência na Djalma esquenta

Na avaliação de Azevedo, os centros comerciais, como tendência de mercado, são algo comum e também por isso o grupo apostou na ampliação do modelo de negócio. “Já se tornou uma tendência no mundo concentrar atividades comerciais e de serviços em ambientes que oferecem ­segurança, conforto e um mix de produtos disponíveis ao consumidor amigo”, destacou o empresário ao contar que a grande vantagem dos centros de compras é que estes oferecem maior facilidade aos consumidores de encontrarem tudo aquilo que desejam e de que precisam.
Ainda segundo Azevedo, o diferencial do Manaus Plaza em relação ao Amazonas Shopping e ao Millennium Center, também localizados na avenida Djalma Batista, vai ser o atendimento ao consumidor. “Queremos gerar nos clientes o bem-estar, a satisfação de suas necessidades. Além disso, a concorrência é salutar e podemos ficar entre os três maiores centros comerciais da cidade”, reforçou o proprietário ao revelar que a expectativa é de que aproximadamente 30 mil pessoas visitem o shopping diariamente.

Ampliação necessária

A idéia de ampliar o TV Lândia Mall surgiu porque a TV Lar e o DB já eram grandes e as demais lojas poderiam acompanhar o crescimento de ambos. A mudança de nome acompanha ainda outros fatores. “Mudou tudo, mudou piso, elétrica, forro, gerador… Então achamos que mudar o nome também seria ideal e pensamos em Manaus Plaza”, afirmou o superintendente do Manaus Plaza Shopping, Jorge Daou.
Diferente do que já foi divulgado anteriormente pela imprensa e conforme Daou, 85% da ABL (Área Bruta Locável) já está comercializada em uma área de pouco mais de 88 mil metros quadrados.
Serão cinco lojas âncoras: Americanas, com 4.000 metros quadrados, Departamento Avenida, TV Lar, o supermercado DB, que de 5.200 mestros quadrados foi ampliado para 6.000 metros quadrados e o Cinemais, que continua com oito salas, agora com tecnologia 3D. “Investimos em torno de R$ 600 mil para trazer essa novidade para Manaus e esse será o grande diferencial para cinemas no centro comercial”, assegurou o superintendente que preferiu não comentar os investimentos totais feitos no shopping.
As semi-âncoras são Alemã, Mc Donald’s, Piccolino, Comepi, Adidas e Banco do Brasil. O shopping ainda vai disponibilizar um centro de convenções com capacidade para abrigar 4.500 pessoas, podendo ser dividido em até dez salas.
Durante a obra foram gerados 1.000 postos de trabalhos e depois de inaugurado, o shopping deve gerar em torno de 800 empregos diretos e indiretos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

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