O ministro Guido Mantega (Fazenda) revelou estar apreensivo com a extensão da turbulência dos mercados financeiros internacionais. Embora mantenha a posição de que a economia brasileira tem fundamentos sólidos, afirmou estar preocupado em saber até onde vai o período de fortes oscilações.
“Eu estou olhando menos o dólar e mais a turbulência internacional. Estamos atentos para ver se ela não tem implicações no Brasil. Aqui só afetou o mercado de juros. O dólar subiu um pouco, mas não é um problema. O problema é saber até onde vai essa turbulência”, disse Mantega.
As oscilações nas Bolsas de todo o mundo foram agravadas na última quinta-feira, quando o banco francês BNP Paribas anunciou o congelamento do saque de três fundos que aplicavam recursos em operações hipotecárias americanas. Os indícios de inadimplência no mercado “subprime” (empréstimos considerados de alto risco) têm elevado a cautela dos investidores.
Apesar dessa preocupação, Mantega lembrou que os bancos centrais da Europa e dos Estados Unidos já garantiram que darão liquidez aos mercados. “Não vai ocorrer um alastramento da crise. Ela vai chegar até certo ponto”.
Guido revela preocupação com extensão da turbulência
Em: 14 de agosto de 2007
As oscilações nas Bolsas de todo o mundo foram agravadas na última quinta-feira, quando o banco francês BNP Paribas anunciou o congelamento do saque de três fundos que aplicavam recursos em operações hipotecárias americanas.

Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Receita já recebeu mais de 1,5 milhão de declarações do IR
19 de março de 2025


Contagem regressiva: faltam 100 dias para o 58º Festival de Parintins
19 de março de 2025

Dia de São José: Santuário tem dia dedicado a solenidades
19 de março de 2025

ONU confirma que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos
19 de março de 2025

Fundo amazônico investirá R$ 5 milhões em projetos de base comunitária
19 de março de 2025


Lula entrega projeto de isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
18 de março de 2025