24 de novembro de 2024

Hambúrgueres com alta qualidade

Dia 16 é comemorado o Dia Mundial do Pão e a melhor maneira de celebrar a data é saboreando um pão cortado ao meio com um hambúrguer dentro acompanhado de queijo, tomate, alface, cebola, bacon, linguiça e vários molhos. Isso é o que promete o chef Jorge Júnior em sua nova casa, a hamburgueria artesanal D’Brasa Assado, inaugurada há menos de três meses, no Japiim 2 (rua B2, nº 1.661). Jorge é adepto da prática do ‘faça você mesmo’.

“Me tornei um chef, especializado em hambúrguer, por acaso. Sempre que eu estava em casa, com a minha namorada, agora minha esposa, pedia hambúrgueres, e todas as vezes aconteciam dois problemas: demorava chegar e quando chegava, não vinha do jeito que eu queria”, contou.

“Eu não entendia como o pessoal da hamburgueria não conseguia fazer um hambúrguer do jeito que eu gostava. Para mim era muito fácil colocar uma carne de hambúrguer dentro de um pão e acrescentar os acompanhamentos. Quando comecei eu mesmo a testar, vi que não era fácil”, revelou.

Hoje Jorge Júnior se orgulha dos hambúrgueres que faz, mas lembra que não chegou ao bom nível de qualidade sem antes percorrer um longo caminho. Em 2014 começou a fazer testes em casa, mas ele próprio reconhece que a produção não ficava boa. Dos testes caseiros, passou para os tutoriais na internet e os aperfeiçoamentos foram surgindo.

“Nessa fase eu usei os amigos como cobaias. Os chamava para que eles dessem suas opiniões. Nesse período, quando os amigos elogiavam meus hambúrgueres, pensei em me especializar, foi quando decidi fazer o curso de gastronomia do Senac. Queria conhecer os segredos da culinária”, disse.

Segredos revelados

O curso de gastronomia do Senac é um curso de excelência no qual o aluno aprende não só a preparar os mais diversos pratos, mas também a como empreender se desejar ser o dono de seu próprio negócio. Demora, em média, de um a dois anos.

“Me formei em 2019 e logo abri a hamburgueria, mas aí veio a pandemia e tive que ficar atendendo apenas no delivery. Posso dizer que para preparar um bom hambúrguer é preciso aprender algumas técnicas. Feito isso, com certeza o reconhecimento virá. E não precisa maquinário de última geração. No começo trabalhei apenas com uma churrasqueira, mas de lá saíam hambúrgueres elogiados pelos clientes”, falou.

“Um dos segredos, esse eu posso contar, é a carne do hambúrguer ser artesanal. O segredo está no preparo dessa carne, que precisa ser elaborada de uma forma especial. Para começar, a carne tem que ser de primeira e agregar uma porcentagem de gordura, o que tornará o hambúrguer suculento. Para melhorar ainda mais o sabor, são imprescindíveis os temperos. Eles são inúmeros e é necessário aprender a trabalhar cada um deles”, informou.

O cardápio da D’Brasa Assado é bem enxuto contando com apenas nove itens e preços que variam de R$ 15, (Dogão: pão, linguiça defumada, cheddar e molho especial) a R$ 44, (Duplo Bacon: pão brioche, dois blend de carne, cheddar, bacon e molho especial).

“Sempre testo os produtos antes de lançá-los, isso depois de fazer várias experiências com sabor, textura, aroma e visual. O mais recente lançamento é o Amazônico, que tem uma mistura harmônica do doce da banana, com o salgado do queijo coalho e o azedinho do tomate. É o único que leva banana e se tornou um dos mais solicitados pelos clientes”, avisou.

Atenção às tendências

Além de se preocupar com os detalhes de seus produtos, os empreendedores do segmento de hamburgueria também precisam ficar atentos às tendências. Atualmente, cinco delas se destacam: o smash burger (menor, irregular e mais achatadinho, prático para comer com as mãos); o slider burger (menor do que um hambúrguer tradicional, ideal para quem deseja experimentar vários sabores sem se sentir muito cheio); o hambúrguer com carne defumada (carne preparada em fumaça de lenha, o que lhe confere um sabor único); o artesanal (com ingredientes frescos e de alta qualidade, moldados à mão na própria hamburgueria); e os vegetarianos e veganos (uma tendência mundial).

“Para satisfazer a todos os clientes, precisamos ficar atentos aos seus desejos”, ensinou.

Jorge Júnior continua fazendo delivery, diariamente, mas agora com o espaço presencial pretende um contato mais direto com os clientes. A D’Brasa Assado também abre diariamente, das 18h às 23h.

“Aqui aproveito para receber os amigos. É um espaço intimista onde podemos conversar com o cliente. Também as pessoas podem vir para ouvir um som ambiente com os mais variados ritmos, e tomar uma cerveja gelada com petiscos, se não quiser um hambúrguer. A maioria dos clientes são moradores do Japiim, mas recebo gente de toda Manaus, afinal de contas, hambúrguer de qualidade não se encontra em qualquer lugar”, concluiu.

Informações: 9 8139-9150. Face e Instagram: @dbrasa   

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar