O vice-líder do prefeito Amazonino Mendes, vereador Homero Miranda Leão (PHS) defendeu mais uma vez, ontem (27), na Câmara Municipal de Manaus, a aprovação do Projeto de Lei (PL) 211/2010, que cria o sistema de estacionamento rotativo no Centro, denominado de “Zona Azul”.
A proposta foi aprovada com 22 votos a favor e agora vai para sanção do prefeito. O texto do projeto “institui o sistema de estacionamento rotativo nas vias e logradouros públicos da área urbana de Manaus”.
Prevê ainda vagas especiais para idosos, portador de necessidade especial ou mobilidade reduzida.
O projeto “Zona Azul” já é lei em São Luís, Curitiba, São Paulo, e outras cidades.
O parlamentar afirmou que os principais objetivos da proposta são promover a rotatividade dos veículos no Centro de Manaus, ordenamento do trânsito e estimular as pessoas a utilizarem mais o transporte coletivo.
“Não podemos, num momento como esse, pensar no próprio umbigo e nem na eleição ou reeleição de ninguém. Mas, pensar no que é melhor para a cidade. Manaus recebe, em média, 3,5 mil veículos por mês. Esse é um problema que tem que ser enfrentado. Pois, é um aporte enorme de carros e isso faz com que o trânsito seja estrangulado e fique insuportável. Além disso, vai estimular as pessoas a usarem o transporte coletivo. Não esse (transporte coletivo) que está aí, que é caótico. Mas, o novo sistema com novos ônibus que vão possibilitar para todos nós uma nova forma de chegar à área central da cidade. Todas as polêmicas que foram levantadas serão regulamentadas no decreto”, comentou.
Para o vereador, essa é mais uma atitude corajosa do prefeito Amazonino Mendes para mudar o atual sistema viário e de transporte coletivo Manaus. “Ele (prefeito Amazonino Mendes) está enfrentando mais uma polêmica, como outras que ele já enfrentou, a exemplo da meia passagem que tinha uma fraude imensa.
O prefeito resolveu essa situação e nenhum estudante deixou de ir para escola. Ele acabou com a malandragem. Outro assunto polêmico foi a taxa do lixo, que hoje é lei federal. Ou seja, hoje é uma obrigação fazer. As prefeituras que não fazem (taxa do lixo) se prejudicam, porque é lei federal. Temos enfrentado os problemas de Manaus, mesmo que, às vezes, isso cause um desgaste. Porque acima dos nossos próprios interesses, está o interesse de todos”.
De acordo com o artigo 16 do PL, “a tarifa do serviço de exploração do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago em “Zona Azul” será fixada pelo preço da proposta vencedora, na forma definida no Edital de Licitação”.
A contraprestação do serviço de exploração do Sistema “Zona Azul” será integralmente revertida ao aparelhamento do órgão municipal de trânsito.
Homero defende aprovação do projeto “Zona Azul”
Em: 29 de outubro de 2010
O vice-líder do prefeito Amazonino Mendes, vereador Homero Miranda Leão (PHS) defendeu mais uma vez, ontem (27), na Câmara Municipal de Manaus, a aprovação do Projeto de Lei (PL) 211/2010, que cria o sistema de estacionamento rotativo no Centro
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026