Um relatório de atividades apresentado na quinta-feira pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aponta redução no índice de desmatamento no Amazonas em 2008, em comparação com o ano anterior. Na comparação com os demais Estados da Amazônia, o Amazonas tem o quarto melhor resultado, ficando atrás do Amapá, Tocantins e Acre. Pará, Mato Grosso e Maranhão tiveram os piores resultados.
De acordo com o relatório, no ano passado, o Amazonas registrou 479 km² de desmatamento contra 610 km² em 2007.
O total da área desmatada em 2008 também representa o melhor resultado dos últimos cinco anos no Estado: houve 30,7% a menos em comparação com o ano de 2003, quando o Ibama registrou quase 1,6 mil km² de terras degradadas. Segundo o superintendente do Ibama no Amazonas, Henrique Pereira, a redução da área desmatada no Amazonas revela o bom desempenho das ações de controle e fiscalização ambiental. “Somos um estado florestal, e a manutenção da nossa floresta é a principal meta”, ressaltou Pereira.
Em 2008, entre os estados da Amazônia, o que mais desmatou foi o Pará, com 5.180 hectares, seguido por Mato Grosso e Maranhão, com 3.259 ha e 1.085 ha, respectivamente. Na opinião de Henrique Pereira, o controle ambiental nesses estados é mais difícil do que no Amazonas, pela presença, sobretudo, de rodovias.
“Diferentemente do Amazonas, o Pará tem malha viária extremamente significativa e a equação estrada e desmatamento é muito conhecida. Imagino que seja mais difícil controlar o desmatamento numa região em que o processo de ocupação humana e o surgimento de novas estradas, cidades e empreendimentos se dá muito mais intensamente que no caso do Amazonas”, considerou.
O relatório de atividades do Ibama no Amazonas revela ainda que foram aplicados 1.054 autos de infração em 2008, o que equivale a uma arrecadação de R$ 583 milhões. Em termos de áreas, foram embargados mais de 70 mil ha. Com o embargo, o proprietário das terras consideradas ambientalmente irregulares fica proibido de usá-las até a completa regularização.
De acordo com o relatório, o Ibama promoveu seis meses de operações de campo no ano passado no Amazonas. A maioria das denúncias recebidas pelo instituto referia-se a casos de degradação ambiental e de crimes contra a fauna.
Para este ano, a expectativa do Ibama no Amazonas é garantir recursos para a fiscalização ambiental e que haja concurso público para contratação de novos servidores.
Ibama revela redução dos índices de desmatamento no Amazonas
Em: 8 de setembro de 2015
Um relatório de atividades apresentado na quinta-feira pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aponta redução no índice de desmatamento no Amazonas em 2008, em comparação com o ano anterior
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

E-commerce avança 5,1% e varejo enfrenta mais um mês de queda, aponta ICVA
13 de setembro de 2026

Inflação cai 0,32% em agosto, menor taxa em quatro anos
13 de setembro de 2026

Crise institucional prejudica debate eleitoral, avaliam entidades
13 de setembro de 2026

Dino: inquérito aponta desvio de emendas em SP e menciona ligação com o PCC e Frias
13 de setembro de 2026

Bancários rejeitam proposta da Caixa e mantêm greve nacional
12 de setembro de 2026

Fachin decide que plenário do STF julgue na terça (15) apenas Alexandre de Moraes
12 de setembro de 2026

PF aponta cobranças de Flávio a Vorcaro por filme Dark Horse
12 de setembro de 2026

Inflação oficial de agosto fecha em -0,32%, menor taxa em quatro anos
11 de setembro de 2026