Os empresários da indústria brasileira esperam aumento na demanda nos próximos seis meses, de acordo com a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada na terça-feira pela CNI (Confederação Nacional da Industria).
O índice que mede essa expectativa passou de 62,9 pontos para 66,2 pontos, em que números acima de 50 indicam crescimento. A previsão é de aumento nas exportações no próximo semestre (indicador em 53,5 pontos) e de um aumento nas compras de matérias primas (63,4 pontos).
A indústria brasileira iniciou 2010 com nível de atividade praticamente estável, com pequena redução em relação a dezembro. Na pesquisa, o indicador de atividade ficou em 49,2 pontos números abaixo de 50 indicam decréscimo na produção em relação ao mês anterior.
“O indicador de evolução da produção em janeiro de 2010 situou-se muito próximo à linha divisória de 50 pontos, o que denota estabilidade em relação ao mês anterior”, afirma a confederação, em nota.
Já os estoques ficaram abaixo do esperado pelos empresários, o que demonstra boa saída. O indicador ficou em 48,5 pontos (abaixo de 50 pontos significa estoques abaixo do planejado).
A utilização do parque industrial ficou abaixo da geralmente realizada em meses de janeiro indicador em 48,3 pontos o que, segundo a CNI, aponta que ainda há ociosidade na capacidade instalada.