Os próximos dias serão de chuvas intensas na maior parte do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Amazonas e ao menos 16 estados, além do Distrito Federal, devem registrar precipitações significativas nas próximas horas, além de ventos fortes. O órgão emitiu alertas de “perigo potencial”, “perigo”, com atenção focada nos estados do Centro-Oeste e Norte com destaque para Rondônia, onde a chuva será superior a 60 mm/h, e ventos de até 100km/h.
Já o alerta amarelo de “perigo potencial” marca os estados do Amazonas, Santa Catarina, Paraná, extremo norte do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, extremo sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Acre, além do Distrito Federal. Ele indica que pode haver chuva de até 50mm/dia e ventos de até 60 km/h. O Inmet também avisa para o risco de queda de galhos, alagamentos, problemas na rede elétrica e possíveis descargas.
No Rio, nos próximos dias, camisetas e croppeds vão perder espaço para as blusas de manga, efeito do declínio da temperatura. As mudanças vão acontecer a partir desta quinta-feira, com a chegada e a passagem de uma frente fria pelo estado e por parte da região sudeste.
O Climatempo destaca que a chuva deve ganhar força sobre o Rio de Janeiro ao longo dos próximos dias, com registros ao menos até segunda-feira. O cenário de instabilidade será resultado de uma combinação de sistemas meteorológicos: uma frente fria que se forma no litoral, associada a um cavado (sistema que intensifica a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera).
De acordo com o Alerta Rio, na quinta-feira, haverá aumento gradativo de nebulosidade por conta do deslocamento do sistema de baixa pressão pelo oceano. Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Os ventos estarão moderados, com ocasionais rajadas fortes. Mínima de 19 graus e máxima de 29 graus.
Na sexta-feira, a influência será dos ventos úmidos do oceano. O céu deve variar de nublado a encoberto, com pancadas de chuva a qualquer momento do dia. Os ventos estarão moderados a ocasionalmente fortes. Mínima de 18 graus e máxima de 26 graus.
No sábado, ainda em função destes ventos úmidos, o céu segue de nublado a encoberto. A chuva se mantém de fraca a moderada, a qualquer momento. Os ventos devem seguir moderados, ocasionalmente fortes. Mínima de 16 graus e máxima de 25 graus.
No domingo, a previsão é de céu nublado com chuva fraca a qualquer momento, principalmente nos períodos da madrugada e manhã. Os ventos estarão moderados. Mínima de 16 graus e máxima de 27 graus.
Recomendações do Inmet
Diante dos avisos, o Inmet recomenda que moradores das regiões afetadas não se abriguem debaixo de árvores, já que há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o instituto pede que, se possível, aparelhos elétricos e quadro geral de energia sejam desligados.
As chuvas intensas vão impactar todas as regiões do país. Há um aviso de “perigo” que encobre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, e Rondônia. Para estes estados, está previsto precipitação 30 e 60 mm/h, ventos intensos de até 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.