O Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) vai inaugurar 40 obras destinadas a pesquisa científica na região até março de 2010. Os novos espaços contam também com equipamentos e recursos de cerca de R$ 40 milhões, provenientes do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Fapeam (Fundação de Amparo Pesquisa no Amazonas), entre outros.
Na sexta-feira, 4, foi inaugurado o Laboratório Temático de Bioprospecção de Insetos, que ajudará os pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados aos micro-organismos que vivem na região amazônica.
O diretor do Inpa, Adalberto Val, destacou que os investimentos no instituto contribuem diretamente para a promoção e a consolidação das pesquisas na região. Ele disse que os laboratórios reúnem equipamentos e espaços que, por meio de tecnologias biológicas apropriadas, possibilitarão estudo e exploração de matérias-primas da floresta Amazônica.
“O caminho e o futuro da Amazônia envolvem a exploração de produtos e processos escondidos na floresta. Não há duvida de que esse conjunto de tecnologias permite a geração de renda e a inclusão social”, declarou.
Em 27 de novembro, dois novos laboratórios iniciaram suas atividades. Eles também são resultado dos novos investimentos no Inpa. Um deles é o Núcleo de Biotecnologia aplicado à Agrossilvicultura (que estuda e monitora plantas da região para a elaboração de produtos naturais) e o segundo destina-se análise físico-química de alimentos. Nesses espaços, os pesquisadores poderão trabalhar no desenvolvimento de alimentos como farinha de peixe. Também poderão se dedicar produção e a estudos de insumos em geral, sejam eles alimentos, ração para animais e novos compostos para produção de energia.
Segundo o diretor do Inpa, o laboratório de alimentos terá papel fundamental para a construção de fórmulas e de saídas que possibilitem uma alimentação mais saudável para a população da região. A alimentação de uma população está diretamente relacionada ao ambiente em que vivem essas populações e por isso é importante que se desenvolvam composições apropriadas para todos.
De acordo com o responsável pelo Núcleo de Biotecnologia aplicado Agrossilvicultura, o pesquisador José Francisco, o novo espaço vai permitir avanços nos estudos de plantas realizados pelo Inpa. “O laboratório é a estrutura em que treinamos recursos humanos e onde são feitas as análises para que esses produtos possam ser usados pela sociedade.
Inpa inaugura obras e amplia pesquisas
Em: 7 de dezembro de 2009
O Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) vai inaugurar 40 obras destinadas a pesquisa científica na região até março de 2010.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026