Inpa realiza curso sobre emissão de Carbono

Em: 18 de maio de 2010
O curso, voltado a profissionais de comunicação, vai ensinar também técnicas de manejo
O curso, voltado a profissionais de comunicação, vai ensinar também técnicas de manejo

O Inpa/MCT (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) iniciou, na última sexta-feira (14), as inscrições para o curso “Carbono da Floresta”. Voltado a jornalistas graduados, o curso vai abordar na prática temas como manejo florestal, sensoriamento remoto, estoque de carbono nas árvores e a emissão dele para a atmosfera, entre outros assuntos. A atividade ocorrerá no período de 23 a 27 de junho na reserva experimental ZF-2, localizada no KM 60 da BR 174.
Organizado pelo INCT-Madeiras da Amazônia (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Madeiras da Amazônia) do Inpa, o curso contará com o apoio da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Para participar, o jornalista interessado deve encaminhar um e-mail aos cuidados do coordenador do curso, o pesquisador Niro Higuchi, para o endereço [email protected]. A mensagem deve conter o nome completo do candidato, contatos de telefone e e-mail, o nome do veículo de imprensa no qual trabalha (Caso esteja trabalhando), e o link do currículo lattes. As inscrições terminam no dia 4 de junho e só podem ser feitas pelo e-mail.
Entre os palestrantes do curso estão Higuchi, doutor em engenharia florestal e pesquisador do LMF (Laboratório de Manejo Florestal) do Inpa; os pesquisadores do LMF, Joaquim dos Santos, doutor em ciências florestais; Moacir Campos, doutor em Sensoriamento remoto; Roseana Silva, doutora em manejo florestal; Priscila Castro, mestre em manejo florestal; Cacilda Adélia Souza, mestre em manejo florestal; Janaína Rocha, mestre em manejo florestal; Daniel Marra,mestre em manejo florestal; Francisco Higuchi, mestre em manejo florestal; e o doutorando em manejo florestal, Adriano Lima.
Além do pesquisador da Coordenação de Ecologia do Inpa, Philip Fearnside, doutor em ecologia; da pesquisadora do Lapsea (Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental) do Inpa, Maria Inês Higuchi, doutora em antropologia social; e do pesquisador da Coordenação de Clima e Recursos Hídricos, Ari Marques de Oliveira, doutor em hidroclimatologia.
O curso contará ainda com a participação do Superintendente Geral da FAS (Fundação Amazônia Sustentável), Virgílio Maurício Viana; do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus, Marcelo Dutra; e do biólogo coordenador de projeto do Centro Estadual de Mudanças Climáticas do Amazonas, Rodrigo Freire.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar