Muitas pessoas aproveitam o 13º salário para iniciar uma poupança ou diversificar seus investimentos, no entanto, com o atual cenário econômico internacional, a maioria se questiona sobre quais são as melhores opções de investimento para o momento.
Segundo Sinara Polycarpo, superintendente-executiva de Investimentos do Santander, as aplicações conservadoras têm se mostrado uma boa alternativa frente à instabilidade do mercado financeiro. “Investir em CDB, por exemplo, é uma boa opção, pois além de ser rentável e seguro, permite resgates a qualquer momento”, explicou.
Outro desafio para quem quer começar a investir nessa época do ano é ter disciplina de, efetivamente, reservar o dinheiro para o investimento, sem gastá-lo nas compras de Natal ou férias de fim de ano. Além disso é preciso também avaliar antes de qualquer ação, qual é o grau de tolerância a riscos, o objetivo financeiro esperado e o tempo em que o dinheiro poderá ficar aplicado. “Analisando esses três aspectos, é possível evitar perdas e garantir maior satisfação na hora do resgate”, contou.
Após esse levantamento, Sinara aconselha a fazer uma reserva financeira equivalente a, pelo menos, seis vezes os gastos mensais. “Esse dinheiro deve ficar protegido em aplicações conservadoras, como CDBs, fundos DI ( de investimento) ou planos de previdência em renda fixa. Depois de acumular essa reserva, pode-se aplicar em produtos mais arriscados, que tendem a proporcionar melhores rendimentos a longo prazo”, disse.
Fazer um plano de previdência privada também é uma boa opção, segundo a executiva. Para quem faz a declaração completa de Imposto de Renda, o PGBL é o produto mais indicado, pois permite que o cliente deduza da base de cálculo do imposto de renda, as contribuições ao plano, reduzindo o imposto a pagar ou aumentando o valor da restituição.
Para o investidor com média tolerância ao risco e objetivos a médio prazo (mais de dois anos), Sinara recomendou diversificar os investimentos. Para ela, a maneira mais segura de construir um patrimônio atrelado a ações ao longo do tempo é programar pequenas aplicações mensais, que não comprometam o dia-a-dia. Ela explicou que “a partir de R$ 100 é possível programar os investimentos em fundos de ações e criar a disciplina de investir sempre”.
Começar o ano com o pé direito
Deixar as finanças em ordem no início do ano é um desafio para muitas pessoas, que, segundo Sinara Polycarpo, acabam se endividando ou ficando apertadas com as despesas que aparecem nesse período, como o pagamento de impostos, material escolar e o restante das dívidas contraídas com as compras de Natal e com as viagens de fim de ano.
Dessa forma, para evitar o aperto e o endividamento nessa época, Sinara deu algumas orientações para organizar as finanças e abrir novas e boas possibilidades de investimento ao longo do ano que começa.
Uma delas é nunca deixar de reservar o dinheiro do planejamento financeiro, que deve ser visto como uma despesa tal qual uma conta que precisa ser paga todos os meses. Segundo Sinara, é preciso sempre guardar primeiro para depois gastar. “O ideal é que 10% da renda mensal vá para a reserva financeira. Se isso for feito, quando chegarem as despesas típicas do início do ano, as pessoas não ficarão endividadas e poderão honrar com seus compromissos sem aperto, podendo até começar a investir”, afirmou. Ela explicou que se uma pessoa juntar 10% do salário todos os meses por quatro anos, é possível construir uma reserva de emergência equivalente a seis salários.
Para aqueles que chegaram ao fim do ano sem nenhuma reserva, Sinara orientou a não gastar muito nos presentes de Natal, substituindo-os por pequenas lembranças e dar preferência para pagá-las à vista, evitando os juros do parcelamento e diminuindo os riscos de um endividamento futuro.
Direcionar com eficácia
Sinara Polycarpo aconselhou usar parte do dinheiro do 13º salário para esses gastos e a outra parte para as despesas do início do ano. Além disso, adiar as férias pode ajudar a não contrair dívidas nessa época.
Já aqueles que se programaram e se livraram do aperto típico de janeiro, podem começar 2009 buscando construir uma reserva financeira futura por meio de aplicações conservadoras. A executiva recomendou ainda a diversificação de ações para aquelas pessoas que buscam retorno em longo prazo, sempre com aplicações periódicas, muito planejamento e disciplina para construir, sem sobressaltos, um bom patrimônio ao longo dos anos.







