14 de setembro de 2024

IPI é o principal incentivo da ZFM, defende Antonio Silva

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é o principal componente da cesta de incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, uma eventual extinção do IPI teria grande impacto sobre a competitividade das indústrias locais. O alerta foi feito ontem (17) pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva.

O presidente da Fieam afirma que para o processo de reindustrialização do país, proposto pelo novo governo, existem outras medidas mais importantes, como a própria Reforma Tributária ampla, a definição de uma política industrial nacional, a compensação automática dos créditos tributários, o estímulo à Pesquisa e Desenvolvimento e a consolidação do mercado de carbono.

“Estamos trabalhando em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) na construção desses alicerces para a manutenção dos incentivos fiscais do Polo Industrial de Manaus, seja por meio de um Imposto Seletivo (IS) ou crédito tributário, essa é uma diretriz que, inclusive, consta nas propostas prioritárias da CNI entregues ao governo federal”, disse Antonio Silva.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

Veja também

Pesquisar