O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou mudanças no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, onde, em julho, aconteceu o maior acidente da aviação brasileira. Com base em estudos do próprio ministério que apontaram a necessidade de que sejam criadas áreas de escape no local, o comprimento das duas pistas de Congonhas será reduzido, obrigando as empresas aéreas a readequar suas operações.
As áreas de escape reduzirão a extensão as áreas de pouso de decolagem da pistas. Desta forma, a partir de sábado, quando a medida entrar em vigor, empresas aéreas e pilotos terão de considerar que a pista principal tem 1.640 metros, e não mais 1.940 metros. A diferença de 300 metros será destinada às áreas de escape, que terão 150 metros em cada uma das cabeceiras.
Já a pista secundária, que hoje opera com 1.435 metros, passará a dispor de 1.195 metros. A princípio, não haverá qualquer alteração na superfície das pistas, que continuarão com as mesmas características físicas. Futuramente, as áreas poderão receber britas. Segundo o ministro, a medida visa aumentar a segurança dos vôos com a criação de novas áreas.
Jobim anuncia redução na pista
Em: 13 de setembro de 2007
As áreas de escape reduzirão a extensão as áreas de pouso de decolagem da pistas. Desta forma, a partir de sábado, quando a medida entrar em vigor, empresas aéreas e pilotos terão de considerar
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Mercado de beleza se divide entre preços baixos e luxo
16 de setembro de 2026

90% dos brasileiros mudam hábitos de compra para economizar
16 de setembro de 2026

STF provocou mal-estar cívico na população, diz Cármen Lúcia
16 de setembro de 2026

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre
16 de setembro de 2026


Bets reduzem consumo e atividade econômica, diz pesquisa da USP
15 de setembro de 2026

Flávio Dino pede vista de julgamento sobre Moraes e Mendonça
15 de setembro de 2026
