Com o objetivo de ampliar o conhecimento midiático nacional sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM), um grupo de dez jornalistas oriundos de veículos de comunicação sediados em Brasília veio a Manaus, nesta segunda-feira (6), para receber uma palestra sobre o funcionamento da Suframa e visitar fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM). A iniciativa é do Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (Piatam) e da empresa Ekco Produções, e faz parte da estratégia de comunicação envolvendo a divulgação da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (FesPIM), que é organizado de forma conjunta com a Suframa e começa nesta terça-feira (7), na capital federal.
Na Suframa os jornalistas de veículos de comunicação como o Correio Braziliense, Portal Metrópoles, Portal O Antagonista e Jornal de Brasília receberam a palestra intitulada “Modelo Zona Franca de Manaus – 56 anos”, ministrada pelo coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Autarquia, Igor Bahia Costa. Na apresentação, o servidor explicou tópicos como a área de abrangência geográfica da Suframa, objetivos estratégicos, a diversidade e amplidão de responsabilidades, estrutura organizacional.
Para incrementar ainda mais a visita, um vídeo em que o superintendente Bosco Saraiva dá boas-vindas aos jornalistas, também foi produzido para a ocasião.
Na apresentação das palestras, o coordenador-geral detalhou os incentivos fiscais concedidos e traçou cenários socioeconômicos sobre o que poderia ocorrer com o fim da ZFM. Além disso, Igor Bahia destacou os dados de insumos adquiridos no Mercado Nacional pelas empresas que usufruem dos incentivos fiscais e fomentam a cadeia produtiva nacional. “O nosso modelo de desenvolvimento gera resultados positivos para todo o Brasil. Todos os estados da federação fornecem insumos para as empresas que usufruem dos incentivos da ZFM. Isso se reflete na aquisição de lucro real, geração de empregos diretos e indiretos advindos dessa cadeia de insumos”, explicou.