O presidente do Senado, Jose Sarney (PMDB-AP), afirmou ontem ao abrir oficialmente dos trabalhos do Congresso em 2010 que o Legislativo exige uma postura que não permita erros e arranhões nos “procedimentos éticos” que devem pautar a conduta da Casa.
Ao reler um discurso que fez em 1995, ao assumir mandato no Congresso naquele ano, Sarney disse que “transparência, moralidade, eficiência e trabalho” devem pautar os trabalhos da Casa.
No ano passado, Sarney respondeu a uma serie de acusações por supostas irregularidades cometidas no Senado que resultaram no afastamento de Agaciel Maia -ex-diretor geral da Casa que ficou por mais de 15 anos na função.
“Assumi este cargo num momento de glória do Poder Legislativo, mas numa fase em que a instituição atravessa profunda crise de identidade, exposta a permanente critica e censura. Meu desejo e prestar um serviço ao Congresso, juntando-me a todos os senadores e deputados”, disse Sarney.
O senador afirmou que quer implantar reformas que transformem o Congresso em um Poder “forte e digno” do povo brasileiro. “O Congresso e fiscalização, acompanhamento, controle do Executivo. Único lugar onde o povo pode questionar governos, pessoas, fatos, apontar defeitos e erros. E mesmo do próprio Parlamento”, afirmou.