O diretor da Enamat (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, defendeu ontem (02), na abertura de curso sobre execução trabalhista, que a produtividade dos juízes do Trabalho tenha como parâmetro o número de processos concluídos, e não apenas os examinados.
“Historicamente, as estatísticas da Justiça do Trabalho se baseiam nos processos conhecidos. É preciso mudar isso e fazer com que a Justiça do Trabalho cumpra sua missão estabelecida na Emenda Constitucional nº 45, de oferecer, num tempo razoável, a prestação jurisdicional completa, com a satisfação dos créditos reconhecidos”, afirmou aos alunos do 1º CFF (Curso de Formação de Formadores) sobre o tema.
O curso prosseguirá até o dia 5 próximo, e tem como alunos dois juízes do Trabalho de cada Tribunal Regional, indicados pelos respectivos TRTs ou Escolas Judiciais. Após o treinamento, num prazo máximo de quatro meses, os novos instrutores voltarão a suas regiões e estabelecerão, junto com seus Tribunais ou Escolas, cronograma para implantação de curso-piloto nas Regiões que os indicaram para o CFF da Enamat.
O diretor da Enamat lembrou aos magistrados-alunos que eles serão os multiplicadores da proposta de “quebrar a cultura de que basta dizer o direito, e não efetivar o direito”. A fase de execução, de acordo com ele, vinha sendo relegada, com essa postura, a um segundo plano, apesar dos esforços que a própria Justiça do Trabalho tem feito para facilitar o procedimento em nível tecnológico, há alguns anos.
Juízes participam de curso sobre execução trabalhista pela Enemat
Em: 4 de junho de 2008
O diretor da Enamat (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho), ministro Carlos Alberto Reis de Paula.
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Ipsos-Ipec: 33% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; ruim ou péssimo sobe a 43%
16 de setembro de 2026

BC reduz juros básicos para 13,75% ao ano
16 de setembro de 2026
Projeção de IPCA em 12 meses no 1º tri de 2028, segue em 3,2%, diz Copom
16 de setembro de 2026

TCU alerta governo sobre risco de superestimação com receita para compensar isenção do IR
16 de setembro de 2026

Petrobras tem maior margem de lucro entre grandes petroleiras mundiais
16 de setembro de 2026

Aposentadoria aos 60 é sonho de 59% dos brasileiros; um terço acha que não conseguirá
16 de setembro de 2026

Sancionada lei de incentivo à instalação de data centers
16 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026