O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o que considera um golpe de Estado em Honduras e afirmou que o Brasil não aceitará o novo governo do presidente hondurenho interino, Roberto Micheletti, que assumiu o cargo depois que soldados prenderam o presidente eleito Manuel Zelaya, no domingo, e o enviaram para o exílio na Costa Rica. Lula afirmou que a única saída para o país é a democracia. “Não há meio termo. Temos que condenar esse golpe’’, disse.
Zelaya foi detido por um grupo de militares, horas antes de o país iniciar uma consulta pública sobre um referendo para reformar a Constituição.
O presidente deposto queria incluir o referendo sobre a convocação da Assembleia Constituinte -que, segundo críticos, era uma forma de Zelaya instaurar a reeleição presidencial no país- nas eleições gerais de 29 de novembro. A proposta, contudo, foi rejeitada pelo Congresso. Os parlamentares afirmaram que a deposição de Zelaya foi aprovada por suas “repetidas violações da Constituição e da lei e desrespeito a ordens e decisões das instituições’’. Já no exílio, Zelaya defendeu-se dizendo que foi deposto “em um complô de uma elite voraz, uma elite que só quer manter o país isolado, em um nível extremo de pobreza’’.
O golpe em Honduras foi criticado duramente por Lula, que o associou ao passado de ditaduras militares na América Latina. “Não podemos aceitar ou reconhecer qualquer novo governo que não seja o do presidente Zelaya, porque ele foi eleito diretamente pelo voto, cumprindo as regras da democracia. E nós não podemos aceitar mais, na América Latina, alguém querer resolver o seu problema de poder pela via do golpe’’, afirmou.
Manuel Zelaya deve retomar à Presidência e alertou que essa é a “única condição” para que o Brasil possa estabelecer qualquer tipo de relação com o país.
Luiz Inácio condena golpe de Estado e rejeita novo governo
Em: 30 de junho de 2009
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o que considera um golpe de Estado em Honduras e afirmou que o Brasil não aceitará o novo governo do presidente hondurenho interino, Roberto Micheletti
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Senar Amazonas participa do evento Safra Café 2026 em Minas Gerais
11 de setembro de 2026

‘The Mafia’ reúne carros antigos e apaixonados pela cultura automotiva no Amazon Open Mall
11 de setembro de 2026

Anne Moura defende a ZFM e mais investimento para jovens amazonensea
11 de setembro de 2026

Braga anuncia início das obras do Porto da Manaus Moderna e avanços na travessia da Ceasa
11 de setembro de 2026


Honda supera 1 milhão de motocicletas emplacadas em oito meses
11 de setembro de 2026

Professora Maria participa de live nacional do candidato à Presidência Flávio Bolsonaro
11 de setembro de 2026

Minha Casa, Minha Vida: conselho do FGTS aumenta subsídios para 2026
11 de setembro de 2026