Lula pede atenção de prefeitos para o Programa Territórios da Cidadania

Em: 15 de abril de 2008
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, alertou prefeitos de todo o país para o Programa Territórios da Cidadania durante a abertura.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, alertou prefeitos de todo o país para o Programa Territórios da Cidadania durante a abertura.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, alertou prefeitos de todo o país para o Programa Territórios da Cidadania durante a abertura, nesta terça-feira, da XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. “Este programa está começando com 60 territórios, atendendo mais de 900 municípios”, frisou Lula. Ele reforçou que essa nova ação federal é resultado do trabalho de 19 ministérios para a realização de 135 ações integradas.
O recurso do programa para este ano é de R$ 11,3 bilhões e a aplicação será nos territórios selecionados em função do baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e do reduzido dinamismo e econômico. Além disso, eles englobam municípios com concentração de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e beneficiários do Bolsa Família.
Ao todo, o Territórios da Cidadania beneficiará 23,9 milhões de pessoas, sendo 973.949 famílias de agricultores familiares, 364 comunidades quilombolas e 201 terras indígenas, além de dois milhões de famílias beneficiárias do Bolsa Família.
Lula lembrou que o Territórios da Cidadania, assim como o PAC Funasa e o Programa Luz para Todos, é uma das ações em que o Governo Federal está priorizando o atendimento aos pequenos municípios. “Nossos programas têm obedecido à lógica da cooperação, em vez da disputa entre os municípios, que são atendidos sem qualquer distinção partidária”, ressaltou o presidente.
Políticas
públicas
A XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos, acontece até quinta-feira no Blue Tree, na capital federal. O MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) participa do encontro com palestras e também com estande para atender prefeitos e esclarecer dúvidas sobre as políticas públicas voltadas aos municípios. O funcionamento é das 8h30 às 19h.
No estande, estão disponíveis publicações sobre o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), Biodiesel, Agroecologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade na Reforma.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar