A morte do escritor, professor e empresário amazonense Saul Benchimol, ocorrida no domingo, foi motivo de pesar em todo o Amazonas, nesta segunda-feira. O prefeito de Manaus, David Almeida, decretou luto de três dias no município.
“Minha solidariedade à família e a todos os amigos neste momento de dor. Saul Benchimol foi um grande empreendedor, um visionário na Amazônia, tendo contribuído muito para o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, teve sua história marcada por amor ao magistério, formando várias gerações e também deixou como legado uma vasta produção intelectual”, disse o prefeito.
O governador Wilson Lima também manifestou pesar pela morte de Saul Benchimol. Ao lado dos irmãos Samuel e Israel, foi fundador dos Grupos Bemol e Fogás, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda do Estado Amazonas.
Filho de imigrantes judeus, Saul Benchimol era formado em Direito pela Universidade do Amazonas (UA), onde foi professor por 36 anos. Cursou mestrado na Universidade New México e também era pós-graduado em Economia Internacional pela Universidade de Yale.
Intelectual e autor de centenas de livros, foi um dos fundadores e primeiro presidente do Clube da Madrugada, importante associação literária e artística brasileira e era membro da Academia Amazonense de Letras desde 200.







