Elas estão em todos os segmentos, ao contrário de outros tempos. Na política, as mulheres ganham protagonismo no Amazonas, arrebatando hoje um séquito de seguidores. A vereadora Yomara Lins (PRTB) é um exemplo de liderança feminina sob os holofotes do cenário político local.
Recentemente, Yomara foi prefeita de Manaus por vários dias com a ausência dos titulares (David Almeida e Marcos Rotta, e do presidente da Câmara Municipal, Caio André que assumiria a função), conduzindo a administração da capital com eficiência, repetindo a mesma postura da atual gestão –saindo do gabinete para a acompanhar o andamento das obras de perto na cidade.
Terceira na linha sucessória, Yomara é a primeira vice-presidente da CMM (Câmara Municipal de Manaus). E foi a primeira mulher a assumir a prefeitura da cidade com a viagem de David Almeida (prefeito), Marcos Rotta (vice-prefeito) e Caio André viajaram durante o feriadão de Carnaval.
“Estou garantindo a presença da mulher na vida pública política, um dever e um compromisso que assumo hoje com toda a população manauara. Logicamente, não terei condições de visitar todas as secretarias, mas irei fiscalizar muitas obras dentre outros planejamentos da prefeitura do município já neste primeiro dia”, disse a vereadora, naquela ocasião, recentemente.
Eleita a nova Mesa Diretora da CMM, Yomara disse que trabalhará pela harmonia na Casa, corroborando para acalmar os ânimos entre os parlamentares, antes divididos na última gestão devido ao racha causado na bancada aliada com a proposta de quebrar o regulamento para permitir a reeleição do então presidente do legislativo, David Reis (Avante).
“Nossa proposta é restabelecer a união na CMM e levar também os trabalhos para todas as comunidades, ouvindo as demandas da população. Com sessões itinerantes, a Câmara será a voz e o canal direto com o povo, cumprindo a sua função social de lutar por mais benefícios”, acrescenta a vereadora.
No mês passado, Yomara esteve no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, promovendo ações sociais, que fazem parte de um projeto de sua iniciativa. O mutirão reuniu serviços de estética, cortes de cabelo, atendimentos odontológicos, oftalmologia e jurídico, sem nenhum custo ao povo.
Na oportunidade, crianças, adolescentes e a comunidade em geral também participaram de aulas de primeiros socorros, sorteio de cestas básicas e entrega de escovas de dente.
Outra proposta da ação é proporcionar orientações aos moradores da região com serviços básicos que muitos ainda não têm acesso por diversos fatores.
“A população mais carente muitas vezes não consegue sequer sair de casa para receber algum atendimento médico ou até mesmo proporcionar algum serviço estético aos filhos. Nossa ação social quer levar essa oportunidade às pessoas dessa e de outras regiões, além de ser mais uma oportunidade de aproximar o legislativo da população”, enfatizou a vereadora Yomara Lins.
A ação social ocorreu na Catedral CEIA (Comunidade Evangélica Internacional do Avivamento). Mais de 100 pessoas foram atendidas pelo mutirão de serviços.
Mais destaques
Reforçam o clã de mulheres que se destacam na política a deputada estadual Joana Darc (UB), Alessandro Campêlo, Mayra Dias e Terezinha Ruiz (UB).
Na segunda-feira (6), Mayra Dias (Avante) foi empossada como procuradora adjunta da Procuradoria Especial da Mulher, presidida pela deputada Alessandra Campêlo (MDB). O colegiado tem ainda como integrantes as deputadas Mayara Pinheiro (Republicanos), Débora Menezes (PL) e Joana Darc (UB).
A instalação da comissão marca a abertura da semana da mulher na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Para a deputada Mayra, as reflexões que ganham destaque no dia 8 de março devem ser evidenciadas diariamente. Ela ressalta que a procuradoria vai trabalhar intensamente para unir esforços na intenção de combater a violência contra a mulher.
“Vamos fortalecer, ao lado da deputada Alessandra, a união das mulheres. Temos uma grande missão de representar cada uma de vocês. Um dos motivos que me trouxe até aqui, sem dúvida, foi você mulher “, afirmou.
A sessão de instalação da comissão teve a palestra da fundadora do Instituto Justiça de Saia, a advogada especialista em Direito das mulheres e ex-promotora Gabriela Manssur. Ela destacou a coragem de Mayra em trabalhar e vencer os obstáculos que a mulher enfrenta ao entrar na política.
“Eu fiz parte disso. Fui candidata a deputada federal e senti na pele, muitas vezes, a dor da violência política, o silenciamento, o isolamento, mas é importante que nós não desistamos de conquistar os nossos sonhos e, além disso, ocupar os espaços que é um direito nosso”, disse.
A advogada ressaltou que a mulher vai muito além da beleza, do porte físico, muito além do que é colocado para elas em determinadas profissões. “Nós podemos ser o que nós quisermos ser, do jeito que nós quisermos e isso demonstra a conquista da Mayra Dias que manterá a luta pelos direitos das mulheres e reafirmar que o lugar da mulher é onde ela quiser “, concluiu.
Joana Darc ganhou visibilidade como defensora da causa animal, uma de suas principais bandeiras de luta, tema que permitiu a ela se reeleger para um segundo mandato de quatro anos na Assembleia Legislativa.
Hoje, Joana Darc desenvolve várias ações que resgatam e protegem animais abandonados, encaminhando para posterior adoção. “Adote um animal. Não compre. Tire um animal das ruas”, diz a parlamentar em suas redes sociais.
Coordenada
Enfrentamento à violência
Na segunda-feira (6), Mayra Dias participou da abertura da ‘Semana Justiça pela Paz em Casa’, evento destinado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, promovido pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, coordenado pela desembargadora Maria das Graças Figueiredo.
De acordo com o tribunal, mais de 1,7 mil audiências serão realizadas em Manaus e no interior do Estado do Amazonas. A presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge, destacou a importância e a união das instituições para combater a violência contra a mulher.
Coordenada 2
AM não tem mulher na bancada
Ao contrário de outras legislaturas, a bancada da amazonense não conta, hoje, com nenhuma mulher em Brasília –são três senadores e oito deputados federais (quatro novos eleitores e quatro reeleitos.
Anteriormente, reforçaram o time na capital federal, mais recentemente, Vanessa Grazziotin (senadora) e Conceição Sampaio (deputada federal), que não conseguiram a reeleição. Atualmente, a bancada feminina na Câmara dos Deputados é composta por 91 mulheres, maior do que a eleita em 2018, de 77 mulheres.
As mulheres representam 17,7% das cadeiras da Câmara dos Deputados. Antes, a representação era de 15%. Nas últimas eleições majoritárias, as candidatas mulheres foram as mais votadas em oito Estados e no Distrito Federal: Bia Kicis (PL-DF), Daniela do Waguinho (União-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Natália Bonavides (PT-RN), Yandra de André (União-SE), Silvye Alves (União-GO), Dra Alessandra Haber (MDB-PA), Socorro Neri (PP-AC) e Detinha (PL-MA).
O PL e a federação liderada pelo PT são os partidos com mais mulheres e também as duas maiores bancadas da Câmara dos Deputados. A federação lidera na representação feminina com 21 deputadas (18 do PT e 3 do PCdoB). Já o PL elegeu 17 deputadas federais.
O PSD teve um aumento de 300% no número de mulheres eleitas: de uma representante passará a ter quatro deputadas na sua bancada.