21 de dezembro de 2024

Mais divulgação do destino

Manauscult diz que faltam campanhas de promoção para consolidar Manaus como destino turístico
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A gastronomia foi o segmento turístico que mais cresceu nos últimos anos em Manaus. A avaliação é do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, que aponta a falta de divulgação e promoção de Manaus como destino turístico, como um dos entraves que impedem a consolidação da capital amazonense como roteiro turístico nacional e internacional. Segundo ele, nos últimos anos, houve um crescimento do número de bons restaurantes, oferecendo um diversificado cardápio da culinária amazonense. 

O presidente da Manauscult considera que a divulgação de Manaus como roteiro turístico deve ser realizada pelos governos estadual e federal, já que se trata de uma questão econômica. “Falta pensar de uma forma mais inclusiva, com os governos montando um calendário de eventos amazônicos. Tanta coisa bacana que acontece na Amazônia que precisa de uma divulgação mais ampla”, defende Bernardo Monteiro de Paula. Mas apesar das deficiências, o presidente da Manauscult disse que o ano de 2019 foi muito positivo para o turismo de Manaus.

Os números ainda não estão totalmente fechados, mas a Manauscult calcula que este ano cerca de 550 mil, um crescimento de 10% em relação ao ano passado. A previsão e que em 2020 o número de turistas que visitarão Manaus apresentará um crescimento de cerca de 10%. Os técnicos da Manauscult têm como base os dados fornecidos pela Empresa Amazonense de Turismo – Amazonastur. De acordo com Bernardo Monteiro de Paula, a temporada de navios Cruzeiros 2019/20202, que iniciou em novembro e deve encerra em abril de 2020, está sendo bem melhor que a temporada anterior.      

Bernardo Monteiro de Paula avalia que a Prefeitura de Manaus vem fazendo sua parte, melhorando a infraestrutura turística da cidade, investindo na iluminação, revitalizando o Centro Histórico de Manaus, com a restruturação da avenida Eduardo Ribeiro, construindo os Shoppings Populares para abrigar os camelôs que se concentravam nas principais ruas do Centro da Cidade, Ponta Negra, Museu da Cidade, a Biblioteca Municipal que deverá ser entregue em fevereiro e investindo nas principais festas da cidade como o Boi Manaus, Passo a Paço e o Réveillon da Cidade.

Mas os turistas podem encontrar no Centro de Manaus, bares como o Bar do Armando, que fica próximo ao Largo São Sebastião, a Igreja São Sebastião e ao Teatro Amazonas. O Bar Caldeira que fica próximo ao antigo Hospital Santa Casa de Misericórdia, que está sendo transformado em Hospital Escola. Encontra ainda restaurantes, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Praça da Matriz com o Relógio Municipal. Tem ainda o Encontro das Águas, o Parque do Mindu com suas nascentes e matas preservadas. Tem ainda os bares e restaurantes flutuantes, a maioria localizados no Tarumã. Está é Manaus, ficando em meio a uma imensa floresta.

Mas o turista tem também a opção do turismo alternativo, com atrativos naturais, como praias, trilhas ecológicas, lagos, igapós, igarapés e cachoeiras, além da fauna e flora da região. Uma dessas alternativas é a Praia do Tupé, onde se desenvolve um turismo sustentável. Bernardo Monteiro de Paula defende que sejam flexibilizadas as regras da sustentabilidade, permitindo que sejam construídos pequenos hotéis naquela área. “Temos um espaço bonito, temos mão de obra local, o que falta é qualificação e flexibilização das regras”, ressalta o presidente da Manauscult. 

Bernardo Monteiro de Paula considera que houve um grande avanço na proposta de consolidar Manaus como cidade turística. Mas alerta que é preciso que o próximo governo municipal mantenha os investimentos em turismo. Segundo ele, o turismo é uma ação que deve ser pensada a médio e logo prazo. A curto prazo, pode se buscar a realização de congressos e feiras. Essa avaliação serve também para os prefeitos do interior do Estado, já que quando se pensa o turismo de forma macro, tem que se pensar que muitos turistas vêm para Manaus e querem conhecer outras cidades como Presidente Figueiredo, Parintins, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, entre outros municípios que possuem atrativos turísticos.

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ENTREVISTA: Bernardo Monteiro de Paula, presidente da Manauscult

1. O que falta para desenvolver o turismo em Manaus?

Continuidade. Trabalho mais focado. É por isso que estamos fazendo um Plano de Desenvolvimento Turístico e Marketing de Manaus, para entregar ao próximo governo municipal, para que tenha um norte para investir e onde investir.

2. Qual o segmento de turismo que mais evoluiu em Manaus?

Gastronomia. O Manauara passou a ter orgulho de seus produtos, e a partir daí as pessoas passaram a olhar de forma diferente para a gastronomia de Manaus.

3. Quantos turistas visitaram Manaus em 2019?

Esses números inda precisam ser fechados, depois do final do ano, mas acreditamos em um crescimento de 10% em relação a 2018, quando cerca de 500 mil turistas visitaram Manaus.

Houve temporadas turísticas em que mais de 20 Navios Cruzeiros atracaram no Porto de Manaus, na temporada 2018/2019 teve uma redução e agora nesta temporada 2019/2020 já se registra um pequeno crescimento. Como explicar gangorra? 

O Porto de Manaus atravessou um período de grande insegurança jurídica, o que acabou afetando o turismo, com algumas empresas de turismo cancelando a venda de Navios Cruzeiros para Manaus, mas agora as coisas estão melhores e estamos com boas expectativas para a atual temporada e para a próxima. 

O Jornal do Commércio está completando 116 anos, o que isso representa para Manaus?

O Jornal do Commércio é um patrimônio do Amazonas. Um Jornal que cobre economia e turismo há bastante tempo, conta a história da cidade. Em 116 anos conta a história do Amazonas, as várias fases econômicas pelas quais já passamos. Vejo com muita satisfação, um periódico tão importante, tão longevo e tão atual.

PROMOÇÃO DO TURISMO

A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – Manauscult é o órgão oficial de cultura, turismo e eventos de Manaus. Entre as suas atribuições estão a promoção, coordenação, planejamento e execução de políticas públicas e ações voltadas às áreas da Cultura, Turismo e Eventos. É também sua função a preservação do patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico, documental e artístico, a identificação, valorização e proteção dos bens de interesse artístico e cultural, a celebração de convênios, contratos, acordos de cooperação técnica, termos de parceria e outros instrumentos jurídicos, nas áreas de sua competência.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.

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