25 de novembro de 2024

Manaus ganha pontos de recarga para veículos eletrificados e estimula vendas

Aos poucos, Manaus vem demonstrando crescimento no mercado de veículos automáticos. A presença dos modelos no pátio das concessionárias tem se  tornando uma realidade cada vez mais comum.  O conceito elétrico tem feito aumentar as parcerias com pontos de recargas na capital. Uma delas é a parceria entre  a concessionária local da BYD  com a empresa local 3L Amazon Solar, que irá  introduzir no mercado local o fornecimento de carregadores elétricos e híbridos. 

A presença da grande marca chinesa BYD em Manaus vem consolidando o aumento nas vendas de veículos elétricos e híbridos em Manaus.  Segundo o gestor da  3L Amazon Solar, Luiz Américo, a  marca local associada a grande empresa chinesa, traz a possibilidade de grandes  negócios no que diz respeito ao fornecimento dos equipamentos para carregamento veicular, bem como no fornecimento do serviço de Energia solar, nesse mercado que está em plena ascensão.

“A nossa parceria com fornecimento local com exclusividade. A gente já  tem algo alinhado para fazer algumas instalações no Manauara Shopping, mas ainda estamos num processo de articulação para instalar oito estações de carregador elétrico no centro de compras. A ideia é ampliar essas instalações até Boa Vista”, disse. 

Um dos fatores que movimenta esse mercado é o baixo custo de abastecimento, além da preocupação com o meio ambiente. “Esse mercado só tem a crescer. Não há como voltar atrás, pois é uma baita economia. Quem tiver por exemplo energia solar em casa praticamente é custo zero porque vai estar produzindo a sua própria energia e alimentando o veículo eletrico”. 

O mercado de carros eletrificados no Brasil começa 2023 celebrando recordes de venda. Com 4.503 unidades emplacadas no último mês, este foi o melhor janeiro da série histórica da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) , desde 2012. Na comparação com janeiro do ano passado, o crescimento foi de 76% e, em relação a 2021, de 241%. Com isso, o total da frota de eletrificados leves em circulação no país ultrapassa os 131 mil.

As vendas de carros eletrificados (híbridos, híbridos plug-in e elétricos) no Brasil encerraram em 2022 registrando um novo recorde. Segundo os dados compilados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), foram emplacados 49.245 veículos, um crescimento de 41% na comparação com o ano anterior (34.990). 

O último mês do ano foi o segundo melhor da série histórica da entidade (iniciada em 2012), com 5.587 emplacamentos, só superado por setembro de 2022 (6.391). 

Graças a esses resultados, a frota circulante de veículos eletrificados no país é de 126.504 unidades, incluindo automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV). Ônibus e caminhão já são produzidos na cidade de Campinas em São Paulo.

O fato é que já em 2023 temos anúncios importantes em termos de produção de veículos eletrificados, como os das montadoras Great Wall Motor e a CAOA Chery, sem contar a BYD, que negocia a construção de um complexo para produzir automóveis, ônibus e baterias no país, mas vem atuando em Manaus, através da concessionária local.

BYD Yuan Plus EV – O SUV da chinesa BYD é 100% elétrico. Com motor de 204 cv e bateria de 60 kWh, o carro promete autonomia de até 458 km. Segundo a montadora, em carregadores rápidos, a bateria pode subir de 30% para 80% em apenas meia hora. A bateria Blade, aliás, é um diferencial: em formato de lâminas, tem um sistema de gestão térmica, que otimiza o espaço e o uso da energia.

Números

Vendas de eletrificados (acumulado de 2022)

elétricos: 8.460 (17% de participação) 

híbridos: 30.439 (62% de participação) 

híbridos plug-in: 10.348 (21% de participação) 

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar