16 de outubro de 2024

Manaus mais florida

A Feira de Flores de Holambra está acontecendo na popular praça da Saudade e, como sempre, atraindo muitos visitantes.

 Em sua 10ª edição, mais uma vez a Feira de Flores de Holambra volta a Manaus trazendo aproximadamente 200 espécies de flores, entre mudas e plantas ornamentais. A Feira, que já é uma tradição anual na cidade, começou na sexta-feira, 4, e segue até o dia 20, domingo, na praça 5 de Setembro, a popular praça da Saudade, diariamente, das 9h às 21h, com entrada gratuita.

A Feira de Flores de Holambra é organizada através de uma parceria entre o CEBUDV (Centro Espírita Beneficente União do Vegetal) e empresas de Holambra especializadas em venda de plantas no atacado e varejo para paisagismo, arquitetura e urbanismo. As flores e plantas ornamentais em exposição são cultivadas tanto na cidade de Holambra, em São Paulo, quanto nos viveiros localizados aqui na capital.

Ainda na sexta-feira, a Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas) entregou para os organizadores do evento o certificado de autorização para a sua realização.

“Não existe restrição fitossanitária de entrada de flores e plantas ornamentais no Amazonas, mas para garantir o cumprimento do Decreto nº 24.114, de 1934, que regulamenta a defesa sanitária vegetal no Brasil, e a Instrução Normativa nº 38, que regulamenta as pragas quarentenárias presentes no Brasil, a autarquia fiscaliza e inspeciona o trânsito de plantas oriundas de outras unidades da federação”, explicou o engenheiro agrônomo da Adaf, Aloysio Malveira.

“Os visitantes encontrarão no local, desde as flores mais populares como rosas, violetas, jasmins, lírios e cravos até as mais exóticas como bonsais, begônias, bromélias, samambaias gigantes da Holanda, orquídeas (que não precisam de terra e as raízes ficam expostas necessitando apenas do borrifo de água), e as famosas plantas carnívoras, além de adubos, vasos e acessórios para jardim”, avisou Celso Freire, um dos coordenadores da Feira.

 

Em busca de exóticas

“Estamos satisfeitos, pois a receptividade, a cada edição, é melhor. Tanto o público que já conhece quanto o que vem pela primeira vez demonstra uma alegria contagiante com a beleza de nossas flores e plantas”, revelou.

E nem o calor forte está impactando nas flores.

“Nestes dias já choveu algumas vezes e aliviou o calor. Além disso, temos o cuidado constante de regar as flores e plantas para que elas estejam sempre em boas condições”, garantiu.

De acordo com Celso, uma média de três mil pessoas/dia está passando pela Feira.

“O manauara já se habituou a comprar flores. Verificamos que, edição após edição, recebemos clientes que nos visitaram no ano anterior”, disse.

Boa parte das plantas, em exposição, vem do Viveiro Castanheira, em Manaus, que possui a documentação necessária para fornecer mudas da região como o ipê e frutíferas. Quanto às plantas de Holambra, são encomendadas ao longo da Feira, de acordo com a procura e disponibilidade do fornecedor.

“Em Holambra, a compra é realizada por leilão e tem um percentual de rotatividade nas espécies ofertadas”, falou.

Sobre as espécies de flores mais procuradas pelos visitantes, Celso contou que, além daqueles que compram porque gostaram de uma determinada planta, ou querem decorar algum ambiente, ainda existem os colecionadores, cuja procura é por variedades exóticas, como as rosas do deserto, por exemplo, e mesmo orquídeas, bromélias e cactos raros.

Para animar o ambiente são realizadas apresentações culturais com shows musicais e artistas locais no palco principal. Na hora da fome, uma praça de alimentação, com espaço kids, disponibiliza diversas opções gastronômicas.

“No dia 12, o espaço kids contará ainda com uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças”, adiantou Celso.

No dia 12, o espaço kids contará com uma programação especial_
No dia 12, o espaço kids contará com uma programação especial_

 

Maior da América Latina

Holambra se consolidou como a cidade das flores. Localizada a 130 km da capital, São Paulo, restaurantes da cidade até oferecem um cardápio à base de flores. Holambra também realiza uma feira de flores, a Expoflora, apenas a maior exposição de plantas e flores da América Latina.

A história da cidade iniciou em 1948, quando os primeiros imigrantes holandeses começaram a chegar ao lugar chamado Fazenda Ribeirão. Como na Holanda trabalhavam com gado, trouxeram algumas vacas de sua terra natal para o Brasil criando, então, a Cooperativa Agro-Pecuária do Núcleo Holandês Holambra, mas, depois de dez anos, o negócio não prosperou. Resolveram investir num outro empreendimento, comum na Holanda: cultivo e venda de flores. Em 1972 criaram o departamento de agricultura, que só deu certo 20 anos depois, em 1992, quando Holambra foi emancipada.

Até hoje a herança holandesa é nítida na cidade. Além da gastronomia típica, a arquitetura das construções chama a atenção dos visitantes.

A Expoflora deste ano aconteceu de 30 de agosto a 29 de setembro e teve como atrações, a ‘Parada das flores’, a ‘Chuva de pétalas’, o ‘Shopping das flores’, e danças típicas holandesas, além de 300 expositores.

Informações: Instagram, @feiradeflores.manaus

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio

Veja também

Pesquisar